sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Vida que segue...

Oi gente linda que me lê! Preparados para o final de semana? Hoje é sexta! E sexta ensolarada, apesar do vento frio que teima em soprar está bem agradável!
Voltei ao meu horário normal de atividades físicas... estava com saudades da bagunça da minha turma! O pessoal de 3ª e 5ª feira é muito sério... e, reclamões! Cruzes... tem uns que só sabem ver defeito em tudo! Não que não existam os defeitos, mas não precisa ficar apontando o tempo todo o que não está bom, né? Poupe-me!

Amei as receitas que ganhei na “troca de receitas”:

Baguete dos deuses


Ingredientes: 4 baguetes pequenas (50 g cada); 8 fatias de rosbife (20 g cada); ½ xíc. de ervilha em conserva (escorrida); 2 tomates pequenos cortados em fatias finas; 2 ovos cozidos fatiados; ½ cebola cortada em fatias finas; ½ abacate pequeno amassado; 4 folhas de alface.
Molho de mostarda e iogurte: 1 colher (de sopa) de iogurte natural desnatado; 1 colher (de sopa) de mostarda; 2 colheres (de sopa) de vinagre de vinho tinto; 2 colheres (de chá) de maionese light. Numa tigela, misture bem todos os ingredientes e reserve.
Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 180 °C. Arrume os pães numa assadeira forrada com papel-alumínio e aqueça bem.  Numa tigela, junte a ervilha, o tomate, o ovo, a cebola e o abacate e mexa delicadamente. Corte o pão ao meio. Distribua as folhas de alface e a mistura da salada. Disponha o rosbife e regue com o molho de mostarda. (eu substituí o rosbife por blanquê, ficou joínha!)

 Brownie de Chocolate e Amendoim


Ingredientes: 1 xíc. de farinha de trigo; ¼ de xíc. de chocolate meio amargo cortado em pedaços pequenos; ½ colher (de chá) de bicarbonato de sódio; 1 pitada de sal; 3/4 de xíc. de açúcar comum; ¼ de xíc. de açúcar mascavo; ¼ de xíc. de manteiga de amendoim cremosa; 1 colher (de sopa) de óleo de canola; 1 colher (de chá) de essência de baunilha; 1 ovo; 1 clara de ovo.
 Modo de Preparo: Preaqueça o forno a 180 °C. Unte uma forma quadrada de 20 cm com óleo (não unte os lados). Numa tigela média misture a farinha de trigo, o chocolate, o bicarbonato de sódio e o sal. Em outra tigela, junte o açúcar comum com os 6 ingredientes seguintes e misture bem. Adicione à mistura da farinha e mexa, até que fique homogêneo. Espalhe a mistura na forma preparada. Asse por 25 minutos ou até que, ao inserir no centro um palito, este saia limpo. Deixe esfriar na temperatura ambiente e corte em 16 quadrados. (essa eu não fiz. A Cátia, que é a doceira do grupo, ficou de fazer e levar embaladinho para vender na próxima reunião. Eu já até encomendei 4 pedaços para mim... depois eu conto o que achei!)


Minha mais nova sobrinha (esposa do meu sobrinho) fez aniversário dia 27 e vamos comemorar amanhã com um almoço e bolo de chocolate. É um bom teste de estabilização de peso, né? 

De resto, vida que segue!


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Combate ao fumo

O dia de hoje não podia passar em branco... Eu tive um amigo que foi vencido pelo cigarro e acompanhei todo o seu sofrimento e, no seu último ano de vida, todo entubado, o sofrimento de sua família. Muito triste... muito triste!

Hoje, 29/8, é Dia Nacional de Combate ao Fumo!

Os efeitos do fumo no organismo são muitos e agressivos:
  • o fumo provoca infertilidade em homens e mulheres: nos homens, reduz a densidade e a agilidade do esperma e leva a impotência; nas mulheres, quando grávidas, dobra o risco de descolamento de placenta, pode provocar parto prematuro e compromete o peso do bebê;
  • o fumo compromete o sistema cardiovascular;
  • o fumo dobra o risco de catarata;
  • o fumo dobra o risco de derrame cerebral;
  •  o fumante tem maior risco de osteoporose;
  • o fumante tem risco cinco vezes maior de sofrer infarto, bronquite crônica e enfisema pulmonar;
  • um de cada quatro ataques cardíacos é provocado pelo fumo;
  • o cigarro está associado a 90% dos casos de câncer de pulmão;
  • em média, o cigarro tira 15 anos da vida do fumante.


Fonte: Folha Equilíbrio do Jornal Folha de São Paulo


Precisa de ajuda pra parar de fumar, ou quer ajudar alguém que lhe é querido?



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Meta atingida! Nova etapa...

Hoje tem dancinha! Vamos festejar! O que estava difícil aconteceu: cheguei à meta e daqui a seis semanas recebo meu diploma de vitalícia!



Não é que deu certo “relaxar e bagunçar”? Nem a bandida da gripe que me rondou não conseguiu atrapalhar! E dessa vez fui mais rápida no combate do que ela no ataque! Na segunda estava podre de mal estar e na terça já levantei como se nada tivesse acontecido! Essa vacina da gripe é boa mesmo... agora, todos os anos vou tomar!

Ainda no plano “relaxa e bagunça”, ontem pela manhã fiz só o alongamento (a piscina estava fria e não quis me arriscar) e à tarde (das 14h às 15h) fiz o pilates e depois fui pra casa da Rô matar as saudades e ver as fotos da viagem. Estava tão frio...  ela preparou um lanche gostoso (café com leite e pão quentinhos, ricota mineira e pé de moleque feito com rapadura... huuuuummmm) nem quis saber de calorias! E eu ia comer só um pedacinho do pé de moleque, mas quando senti o sabor da rapadura, comi foi mais um pedaço! rs...rs...rs... 

A reunião foi legal, temos duas novatas no grupo, a orientadora conversou sobre substituições que podemos fazer na alimentação para torná-la mais saudável e menos calórica. E, é claro, me colocou pra falar sobre minha alimentação antes do Programa e agora atingindo a meta. Os hábitos mudam, a gente fica mais seletiva, aprende a comer alimentos que antes rejeitava e a rejeitar o que é “zero nutrientes”! Ganhei a estrelinha do sucesso e muitos abraços!


Meu foco nas próximas seis semanas será: “Estabilizando para manter”.


Desde outubro 2012, quando comecei o Programa, semanalmente assistindo às reuniões, modificando comportamentos, criando hábitos mais saudáveis de alimentação e atividades físicas, alcancei, finalmente, o peso saudável para minha idade e altura. Agora, começo uma nova etapa do emagrecimento que me garantirá o sucesso a longo prazo.
Para emagrecer, é necessário comer menos e gastar mais calorias fazendo com que o organismo recorra às calorias armazenadas como gordura e as elimine; para estabilizar o peso temos que comer e gastar a mesma quantidade de calorias para que o metabolismo equilibre e estabilize. É o que vai acontecer nas próximas seis semanas: vou manter os hábitos saudáveis e testar o quanto mais de caloria meu organismo pode absorver sem o aumento de peso. Hoje já comecei o monitoramento preciso, anotando cada azeitona que como pra ter noção dos alimentos que meu metabolismo processa mais lento!
Acho que essa etapa vai ser interessante... estou animada!

Ah... é praxe, ao se tornar vitalícia nos darmos um presente (um vestido daquela boutique que só trabalha com manequins pequenos, uma correntinha de ouro, um sapato especial, um biquininho daqueles que cabe na palma da mão...) e seu já decidi o que me darei de presente:


 vou fazer um pacote de tratamento estético corporal! Já vi até onde vou fazer... EU MEREÇO!


Ontem trocamos receitas e na 6ª feira trago as duas que ganhei pra compartilhar com vocês!


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Segunda Colorida e Ecológica

Oba! Mais uma segunda! Dia de colorir a semana! E vamos nós para mais uma...


E trouxe essa segunda uma curiosidade ecológica que mostra o colorido da vida marinha:

conjnto de anêmonas-do-mar em seu habitat


A anêmona-gigante (Condylactis gigantea) é uma espécie tropical de anêmona-do-mar e está entre as maiores que ocorrem no Brasil, e pode atingir até 40 cm de diâmetro, com 15 cm de altura e 30 cm de largura. A espécie também é encontrada nos recifes de corais e outras áreas costeiras rasas do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico Ocidental, incluindo o sul da Flórida, nos Estados Unidos. 

anêmona-gigante em destaque

Em forma de coluna, pode exibir variadas cores: alguns apresentam a coluna rosada, outros serão brancos, azuis claros, laranjas, vermelhos pálidos ou castanhos claros. Os tentáculos, que também diferem em cor de indivíduo para indivíduo, são longos, com pequenas estrias, e suas extremidades arredondadas podem ser esbranquiçados, amarelados, esverdeados ou de coloração púrpura. Sua boca está rodeada por 100 ou mais tentáculos. Um disco basal prende o animal firmemente ao substrato, deixando os tentáculos como com a única parte que flutua livremente. Em comparação com outras anêmonas é bem móvel, capaz de se locomover: ela rasteja por meio de seu disco basal.
A anêmona-gigante é carnívora, se alimenta de peixes, mexilhões, camarões ou quaisquer outros organismos similares. As presas são rapidamente paralisadas ​​pelas toxinas e os tentáculos as carregam para a boca, e a presa é engolida inteira e digerida. Ela é de grande importância ecológica nas comunidades em que ocorre. Não está, ainda, em risco de extinção, mas tem sido muito procurada para fins de decoração o que pode colocá-la em risco! Rafael Ferreira ((o))eco.


Tô aqui combatendo com todas as armas que possuo uma gripe que quer me derrubar! Ontem foi um dia próprio de verão e à noite, entrou uma frente fria. O casaco (meu fiel companheiro) estava no carro e o pouco do vento que peguei foi o suficiente. 

Levantei hoje com dor de cabeça e coriza enjoada! Ia para o pilates, mas precisava ir ao banco no centro da cidade e acabei perdendo a hora. Depender de buzão é fogo! O que eu corri tentando chegar a tempo valeu como atividade física! E, afinal, é pra bagunçar, né? Tá valendo aí também! Amanhã veremos o resultado!


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Tô de boa só bagunçando!

Oi povo lindo! Já “tô de boa”! 
É assim que Luquinha me responde quando eu pergunto: “Tudo bem meu anjinho?” Ele responde “Tô de boa, dinda!” E, por aqui a “neura” já passou e eu “tô de boa” novamente! E sigo com o plano “Bagunça e Relaxa”... Tô bagunçando geral: o pilates que eu faço as terças e quintas às 10h, fiz na quarta e vou fazer na segunda às 11h; o alongamento e a hidro que faço segunda, quarta e sexta de 9h as 11h, fiz na quinta e vou fazer na terça das 8h as 10h. Caminhada só sábado e domingo e hoje, nada de atividade física convencional: lavei roupa e dei um jeito na casa. Mô, meu faxineiro, está preguiçoso, nem se manifestou em faxinar hoje!

E esse foco acabou me lembrando a expressão popular “casa da mãe Joana”... sabe de onde ela surgiu?


Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença, viveu na Idade Média entre 1326 e 1382. Em 1346, ela se refugiou em Avignon, na França e regulamentou os bordéis da cidade. Uma das normas dizia: “o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar”.
Transposta para Portugal, a expressão “paço da mãe joana” virou sinônimo de prostíbulo. Trazida para o Brasil, o termo paço foi substituído por casa e passou a indicar o lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde impera a desordem e a desorganização! (do site História de Tudo)

E para concluir o post de hoje, uma dica doméstica: forno à gás sujo?



Misture 2 colheres (de sopa) de amoníaco em ½ litro de água e passe essa mistura em todo o interior do forno e deixe por toda noite. No dia seguinte é só passar uma esponja bem umedecida em água quente que a gordura vai toda embora num instante.  Importante lembrar de usar luvas de borracha forradas para não queimar a mão com a água quente!


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Raiva, frustração, orientação, bagunçar e relaxar!

Oi gente linda que faz da minha vida cada dia mais feliz! Valeu pela torcida e os votos de vitória sobre a balança! Mas, a ingrata não reconheceu meus esforços e só eliminei 100g na semana... e, assim sendo, restam ainda 200g! Agora já me sinto menos frustrada, mas na hora, a vontade era de entrar numa pizzaria rodízio e comer até explodir!

Desde que iniciei o programa ainda não tinha feito uma semana tão perfeita: bebi mais de 2l de água por dia, alimentação variada, prato colorido, observei porções e horários das refeições, atividade física de domingo a domingo, recusei a lazanha de atum da minha mãe... que raiva que me deu! Eu sei que a reta final é sempre difícil, mas já é sacanagem comigo! 
Sentamos eu e a orientadora pra tentar descobrir o que pode estar errado e chegamos à conclusão de que pode ser a rotina dos exercícios físicos que está me atrasando... Daí, meu foco essa semana é “Bagunçando e relaxando!”


Meu organismo acostumou, meu cérebro constatou que já estou bem como estou e se recusa a continuar com o emagrecimento. Que eu estou bem como estou, é verdade (falta sim, os retoques finais: um tratamento estético na barriga e nas coxas), mas esses 200g que faltam me levam a ser sócia vitalícia o que representa suporte para o resto da minha vida! Como eu já fiz o programa em 1996/97 e por causa de 2kg deixei de me tornar vitalícia, voltando a engordar, agora é questão de honra: eu vou ser sócia vitalícia custe o que custar!
Essa semana é tratamento de choque: caminhada só no sábado e domingo; mudei os horários de minhas atividades físicas (hoje, ao invés de alongamento e hidro, fiz pilates) e vou relaxar na alimentação. Hoje já almocei no boteco com o Mô! Passei no supermercado e comprei frutas e legumes que não costumo comer para fugir das que gosto e compro sempre. Tomara que dê certo!

Hoje está um dia lindo! Ontem, muito esquisito... cada pancada de chuva... Me aprontei e fiquei esperando a chuva passar para sair. Cheguei na esquina, começou a chuviscar... enquanto tirava o guarda chuva da bolsa, parou! Na volta, no centro da cidade, o céu limpinho, a lua redonda e linda; no caminho, chuva e quando desci aqui céu limpo! Estava mudando a roupa, chuva de novo! Tá doido mané? Eu heim!
Antes da reunião, fui comprar uma meia para hidroginástica (o cloro acaba com a elasticidade delas...) e na loja achei o avental com bolso que eu tenho procurado faz tempo! Precisava comprar um presente para a minha mais nova sobrinha (a esposa do meu sobrinho!), que faz aniversário dia 27... ia comprar chocolates, mas ela iniciou uma dieta segunda e até me pediu pra ver horário no Centro Esportivo para ela se exercitar enquanto não consegue emprego e eu não ia fazer essa maldade com ela, né? Aí fui no depósito de calcinhas e comprei duas dessas que mais enfeitam do que cobrem (é as que ela gosta!), uma dourada e outra verde musgo, acho que ela vai gostar!


E, no mais é bagunçar e relaxar! Bagunçar é molezinha... difícil é relaxar! Tô é tensa! Muito tensa!


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Segunda Colorida


Hoje é segunda e aqui estou eu colorindo a segunda, colorindo a semana e colorindo a vida!
Você tem tantos problemas que já nem vê mais a saída? Muita pressão, humilhação e dor infernal... Então é hora de confiar em dias melhores. Confiar que as coisas vão melhorar não é uma ilusão, uma idéia falsa só para consolo... A confiança tem força e produz resultados!
Junte todas as suas forças, liquide o medo e a insegurança. Crie pensamentos e imagens positivas e transformadoras. Esse poder mental toca aos céus e atrai coisas boas.
Confie em dias melhores! Confiar em melhores dias é confiar no próprio Deus! (Lourival Lopes)

Final de semana caseiro, frio e preguiçoso!
Ambiente propício para... dormir o dia todo... comer até explodir... ver TV embaixo das cobertas... deixar fluir muitas idéias e inventar coisas! E em breve vocês saberão as coisas que ando inventando... elas estão em andamento “Gênio Criando”... morram de curiosidade e aguardem!
Em cumprimento à campanha “Vaza meio quilo”, caminhei sábado e domingo, mesmo com frio e vento. Sozinha no calçadão... sozinha não: eu, Deus e a coruja buraqueira! E ela agora, me cumprimenta... eu passo e digo sempre: “bom dia dona coruja”; sábado passei perdida em pensamentos e nem a vi, pois não é que ela piou me cumprimentando! Se alguém me observa deve achar que sou louca!
Hoje voltei à normalidade da minha atividade física: fiz uma meia caminhada, alongamento e hidro. Acho que erraram a mão no cloro da piscina pois estou com os olhos ardendo... já pinguei colírio mas continua incomodando!
Estou ansiosa por amanhã... o que será que minha amiga(?) balança tem a dizer?


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Tempo que te quero quente!

Olá! Graças a Deus hoje eu estou melhor! Que brabeza que eu estava... Ontem caminhei e fiz o pilates forçando a barra... e quando cheguei do pilates, inventei de lavar roupa, me deu uma dor de cabeça que foi até o final da tarde!
Lavando roupa, eu tremia de frio... subi, tomei um banho quente, me enfiei no moleton, almocei, tomei um tilenol e fui pra debaixo das cobertas. Dormi mas acordei ainda com dor de cabeça... e foi só sair das cobertas pra voltar a tremer de frio, pensei até que estava com febre, mas não! Preparei uma sopinha Vono, vesti o pijama de flanela por baixo do moleton e aí senti o corpo aquecido e a dor de cabeça passou!

Hoje, levantei novinha em folha, mas apesar do sol estar de nariz de fora, fui para o alongamento de casaco e não fiz hidro. E lá, conversando, tive certeza que não fui eu só que senti frio congelante... diz que a quinta foi mesmo de frio insuportável!
Não adiantou dar boas vindas ao sol da manhã... era sol traíra que foi se escondendo e cedeu lugar a uma nuvens sinistras... tão escuras... pelo menos não está ventando, então, o frio é normal!

Da série “Promessa é Dívida”(rs...rs...rs...), aí estão as receitinhas da semana:

Pastel de forno integral


Para a massa: 1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de farinha de trigo integral;  ½ xícara de amido de milho; 1 colher (chá) de sal; 150g de manteiga; ½ xícara de iogurte natural; 1 ovo.
Para o recheio: 1 lata de atum em água; 1 tomate sem pele e sementes picado; ½ cebola picadinha, gergelim e 1 colher (sopa) de requeijão light.

Modo de fazer:
Massa: Misture a farinha de trigo, a farinha integral, o amido de milho, o sal e a manteiga até formar uma farofa. Acrescente o iogurte e o ovo, e sove bem. Envolva a massa em filme plástico e reserve na geladeira de um dia para o outro. Abra, então, a massa com a ajuda de um rolo, corte com a boca de um copo.
Recheio: Misture os ingredientes e recheie generosamente os pasteis. Pincele cada pastel com gema. Polvilhar com gergelim. Por fim, leve para assar por 30 minutos, em forno preaquecido a 180ºC ou até ficar dourado.


Bolo diet de laranja


 Ingredientes:  4 ovos; 2 colheres (sopa) de margarina light; 1 xícara (chá) de suco de laranja; 1 xícara e ½ (chá) de farinha de trigo; ½  xícara (chá) de amido de milho; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 xícara (chá) de adoçante para forno e fogão; margarina e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma.

Modo de fazer: bata bem a margarina com as gemas, metade do suco de laranja e o restante dos ingredientes. Por último, misture as claras previamente batidas em ponto de neve e despeje em uma forma pequena retangular ou em uma forma de anel, untada e polvilhada. Leve para assar em forno pré-aquecido e moderado. Quando estiver assado, mas ainda quente, fure o bolo com palito e molhe com o restante do suco de laranja.


Mô hoje foi à avaliação com a fisioterapeuta e está com marcação pra todo o mês de setembro às 2ª e 5ª feiras... A avaliadora proibiu corrida e qualquer atividade que exija agachamento. E durante as seções de fisioterapia ele não poderá fazer nenhum exercício físico para não prejudicar o trabalho de fisioterapia... e eu espero que ele se comporte pois se a fisioterapia se estender por outubro nossas férias em Santa Catarina babaram! Tomara que ele pense nisso e faça tudo direitinho!


Por enquanto, nada previsto para o final de semana... Amanhã tem o aniversário do netinho de uma amiga minha em Petrópolis, ano passado eu fui e estava um frio de rachar moringa! Esse ano, pedi desculpas à ela, mas não vou não... além do mais, Mô deve trabalhar no domingo e teríamos que voltar tarde da noite no sábado mesmo! Não estou confiando no “Junior” e teríamos que ir de ônibus... não daria certo! E, com esse frio que promete, eu quero é pijaminha, moleton e cama! rs...rs...rs...


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mudança de tempo... mudança de hábitos...

Olá! Imagine alguém devagar, quase parando... EU! O vento durante a caminhada hoje não me fez nada bem!
Saí de casa para o Centro Esportivo com sol e calor. Ventava, eu sabia, mas o sol foi traiçoeiro e durante a caminhada foi embora. Como não ia ter hidroginástica, não quis parar a caminhada. Antes tivesse parado... E o tempo fechou mesmo! Um jeitão de que ainda cai uma bela chuva!

Ontem foi um dia quente... cedo, no calçadão, todo mundo de alcinha, homens sem camisa, parecia verão! Fui mais cedo para o centro da cidade pois entre as coisas que queria resolver antes da reunião, resolvi mudar o corte do cabelo. Na verdade, o último salão que fui, a cabeleireira parece que ficou com pena de cortar meu cabelo... tirou as pontas mas não fez corte nenhum em torno do rosto! Ontem fui num salão que eu simpatizei pela aparência. Quando vou para a reunião passo por ele, tem uma das paredes em lilás(adoro lilás!), está sempre vazio e quando comentei que ia lá, minha mãe falou “se está sempre vazio é porque não é bom”! Há três terças eu estava ensaiando entrar e ontem, entrei! A cabeleireira muito simpática, estava terminando de lavar a tinta do cabelo da estiticista. Ficamos as três conversando, ela me mostrou um desses álbuns com fotos de corte mas eu disse que preferia que ela sentisse o meu cabelo e fizesse um corte pra o meu tipo de cabelo(fino, leve e com ondulações largas e espaçadas umas das outras). Com ele comprido sempre usei em camadas e disse que só não gosto de franja. Está na moda mas eu não gosto! Aí ela pegou meu cabelo, virou pra um lado e pra o outro, me levou para o lavatório. Disse: vou fazer camadas repicadas! E foi cortando e nós três só no papo. E o assunto Vigilantes do Peso surgiu e ela se animou a aderir ao programa e gostou da reunião pois disse que na próxima terça vai levar a esteticista também!
Mas e o corte? Adorei! Ela mesma disse que não ia secar com a escova pra não desconfigurar... ficou leve e fácil de arrumar. Hoje ainda não usei o pente! É só ajeitar com os dedos e fica perfeito! Em outubro, quando for reforçar o corte, vou fazer luzes. Conversamos sobre isso, contei da tragédia da última vez que tentei fazer luzes e acabei “loiraça da silva”(acho lindo cabelo loiro natural mas tingido, nem todas ficam bem e eu sou uma dessas...), fiquei traumatizada... pelo que ela disse que faz é bem como fiz pela primeira vez e amei de paixão. Vou fazer no início de outubro pra sair de férias linda de viver! rs...rs...rs... E o mistério do “salão sempre vazio”, acho que é devido ao preço (a maioria dos salões aqui cobram R$15,00 o corte e lá está R$28,00 e, acredito também, que nos dias que a manicure trabalha mais gente se anime a cuidar dos cabelos e manicure só às 4ª e 6ª feira!

Como tem ocorrido nas últimas semanas, pouca gente na reunião, mas é até melhor porque quem está lá tem mais oportunidade de tirar dúvidas... Eu estou por 300g para entrar na manutenção! A campanha “Vaza Um Quilo” deu certo: eliminei exatos 1kg! Essa semana a campanha é “Vaza 500g!” já vou garantir 200g para a manutenção! rs...rs...rs...

O foco dessa semana é “Mudando hábitos”.


Hábitos se fazem pela repetição e mesmo que estejam fortalecidos pela repetição por muitos anos, podem ser mudados! É só uma questão de começar e manter os passos necessários para a mudança. Para que a mudança ocorra é necessário um plano de ataque aos velhos hábitos e o planejamento da nova ação. Vamos ver uns exemplos?

  • Sem perceber, depois do jantar, você está beliscando alguma coisa... que tal ocupar as mãos com algum trabalho de arte(eu à noite faço tricô diante da TV) ou, melhor que isso caminhar!
  • Você costuma fazer apenas duas grandes refeições quando come bastante... experimente comer pequenas porções a cada três horas. O estômago não fica pesado e não se sente fome!
  • Você quer fazer uma atividade física mas, age no “tudo ou nada” (ou tem tempo para ficar 3 horas na academia ou não aproveita aquela horinha que fica sem nada pra fazer)... se você tem uma hora, aproveite-a! Se não tem $ para a academia, mexa-se em casa!
  • Tenho uma festa daqui a 3 meses e preciso emagrecer 15kg! Isso nunca dá certo... dietas radicais sem pensar em manutenção acabam mal! Dedique-se à sua saúde, a comer de forma inteligente e a prática de exercícios.
  • Não gosto, não consigo tomar café da manhã!... Mas precisa e deve experimentar incluir essa refeição aos poucos: comece comendo apenas uma fruta e quando acostumar, acrescente um biscoito, um café, transforme a fruta em vitamina... aos poucos o organismo se habitua à essa primeira e importante refeição.  
  • Odeio a balança! Quero distância dela... nada disso! Encare a balança como sua aliada e amiga. Ela dá o feedback sobre seus esforços para ficar saudável.
  • Frutas, legumes e verduras? Nem pensar... Por que não? às vezes é o modo de preparo que usamos que não nos agrada. Eu descobri que os legumes cozidos no vapor ficam muito mais saborosos que cozidos em água! Eu não gostava de abóbora, achava o sabor “aguado”, mas fazendo no vapor eu agora adoro! Batata doce, eu só gostava frita e depois que fiz assada no forno não quero mais saber de fazer de outra forma... Ovo eu só gostava frito ou omelete e agora me habituei ao cozido!
  • Quem bebe muito refrigerante... e aí eu me incluo! Já diminui bastante o consumo mas quero parar de vez e vou experimentar esse truque: antes de tomar um copo de refrigerante, beba um copo de água...
  • A melhor hora para ficar no PC é à noite... com isso, você não dorme o suficiente! Estabeleça um horário para ir dormir de modo que você tenha pelo menos 6 horas de sono e observe esse horário todos os dias. Ah... nada de TV, ambientes iluminados e nem a leitura é recomendável, viu!



Cruzes... o post ficou enorme! Na sexta eu passo pra vocês as receitinhas, tá?


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Segunda Colorida

Hoje é segunda, dia de colorir a semana!


E é um dia nacional que ficou esquecido nos porões da história... e é justamente dias assim que eu gosto de lembrar e comemorar! Será que alguém aí do outro lado da telinha recorda a data de 12 de agosto de 1798?


Sim... há 215 anos, quem foi à missa cedinho, encontrou manuscritos colados nas igrejas de Salvador: “Animai-vos, povo, pois está para chegar o dia em que todos seremos irmãos e iguais!”
As notícias dos ideais da Revolução Francesa - liberdade, igualdade e fraternidade - e da Independência norte-americana se espalhavam aqui, aos poucos. A população pobre, vítima da escravidão e do mundo senhorial, rebelou-se na Capitania da Bahia, sob a liderança de alfaiates e soldados. Eles queriam independência, república, livre-comércio e fim da escravidão. A repressão do governador D. Fernando de Portugal e Castro foi brutal. 49 presos e, em novembro do ano seguinte, quatro enforcados. Quatro “Tiradentes” baianos, hoje pouco lembrados: Luiz Gonzaga, João de Deus, Manoel Faustino e Lucas Dantas. (do livro “Br-500, um guia para a redescoberta do Brasil” de Chico Alencar)

Ontem foi um dia tão louco que eu nem tive tempo de ligar o PC pra nada! Os filhos do Mô ganharam uma promoção de almoço com o pai. Foi numa churrascaria em Saquarema, em frente ao mar, na realidade praticamente na areia da praia (lindo demais mas totalmente incorreto já que a areia da praia é espaço de proteção ambiental). Fomos pra lá cedo e pegamos uma mesa bem localizada. O dia estava feio e frio... Eu e a nora do Mô pagamos nosso almoço pois a gratuidade foi só para o pai e os dois filhos! Tinha música ao vivo em um segundo ambiente com bar, sofás... Fazia tempo que não íamos à Saquarema (Saquá para os íntimos!) e rodamos pelas praias e apesar do dia feio foi bem gostoso.
Às 17h+ou-, pegamos o caminho de volta e quando entramos aqui na rua, Júnior (nosso carro) deu um tremelique e ao pararmos no portão da garagem, um estouro! Mô tentou abrir o capô pra ver o que era e não conseguiu... Entramos com o carro e nem fomos à missa (que hoje, no Centro Esportivo, soube que foi uma linda homenagem aos pais!). Hoje cedo, Mô foi com a “criança” para o mecânico e descobriu que estourou não sei o que e nessa hora quebrou o ferro que abre o capô, por isso ele não conseguia abrir o dito cujo! Peças compradas, mecânico trabalhando, amanhã ele estará de volta ao aconchego familiar! Ter carro idoso (idoso, porque velho ele não é... Mô cuida muito bem da aparência externa dele! Como o velho ditado: “Por fora, bela viola; por dentro, pão bolorento” rs...rs...rs...) é ter sempre que meter a mão no bolso para socorre-lo! Ainda bem que as peças não são caras e o mecânico, consciente que está sempre ganhando o dele, não é careiro! E a economia no posto de gasolina também compensa... o menino bebe pouco!


É isso aí! Uma semana bem colorida para todos nós!


sábado, 10 de agosto de 2013

Preguiça... gostosuras e travessuras...

Sabadão preguiçoso... prometi para ontem as receitas, mas me esqueci que seria um dia de correria... mas aqui estou, lutando contra a preguiça para atualizar.

Na quinta, Mô resolveu experimentar o pilates e, claro, gostou! Fomos juntos e eu recomendando: fica quietinho, sem fazer gracinha, contar piadas... você tem que se concentrar nos exercícios e respirar corretamente... e, graças a Deus, ele ficou mesmo quietinho e não atrapalhou ninguém! Ele é um “palhação”, no alongamento ele faz piadinha o tempo todo e, se tem quem ache engraçado, já viu né?

Ontem, seguindo a campanha Vaza 1kg!”, caminhei antes do alongamento e, quando desci para o almoço levei minha “marmitinha” com legumes cozidos. O menu era lazanha (carne, frango e presunto com queijo) e, como já se sabe, na minha mãe, salada é comida de doente... eu bem que sugeri uma lazanha light e uma salada de folhas verdes com tomate e cebola para acompanhar a lazanha mas fui solenemente vaiada! Na hora que as lazanhas estavam indo pra mesa, eu sentei na cozinha, comi meus legumes e depois comi lazanha que eu não sou nem louca de dispensar meu prato preferido!
O casamento foi às 10h, só foram ao cartório as testemunhas conforme eles mesmos pedem pra sala não ficar abarrotada de gente... Já existe uma intenção de casamento no religioso, mas deve ser para o ano que vem pois ela é evangélica e ele totalmente desligado de religião... No meu ponto de vista, casar no cartório já está muito bom! Do jeito que os dois são bicudos, acabam brigando por causa de cerimônia religiosa!
A reunião foi legal... vieram os pais e irmãos dela, algumas amigas do dia a dia; a mãe dele com o namorado, ele chamou dois amigos, meu irmão (pai dele) e a irmã dele não puderam vir por causa de trabalho... eram umas 20 pessoas+ou-. Nós colocamos mesinhas com cadeiras na varanda lateral e dos fundos (onde tem sombra à tarde)... Bolo confeitado, champanhe... a brincadeira rolou até às 18h+ou-. Depois já sabe, né? Todo mundo de avental recolhendo as tralhas e lavando louça... Dá uma vontade de quebrar toda a louça suja... os pratos que eu recolhi, antes de largar na pia dei um jato d’água, mas os que foram direto com resto de comida estavam um sebo só! Aff!

Essa semana não tive tempo de ir no supermercado e fui hoje. Mas, sábado, nunca mais! Eu aproveito pra fazer a caminhada mas a rodovia estava muito movimentada e tem pedaços que é preciso passar pelo acostamento e é difícil ver quem respeite o pedestre... Sem falar que os produtos do encarte de oferta que estão com os preços melhores já se esgotaram... eu queria sobrecoxa, mas só tinha coxa ou peito! Valeu pela caminhada que é puxadinha! Vaza 1kg! rs...rs...rs...

E, como promessa é dívida, aí estão as receitas:

Lasanha de beringela light - Rendimento: 8 porções



Ingredientes: 2 beringelas médias cortadas no comprimento e grelhadas; 6 à 8 folhas de lasanha "direto forno"; 1 pote de queijo cottage ou queijo minas bem picado; 250g peito de peru light; 1 lata de creme de leite light; ½ lata de molho de tomate e 150g de muzarella light picada (ou ralada). Misture o creme de leite com o molho de tomate e reserve.

 Monte a lasanha: coloque um pouco de molho no fundo e metade das folhas da massa da lasanha. Alterne com a beringela, o cottage e o peito de peru. Coloque mais molho e faça outra camada de beringela, o cottage e o peito de peru. Vá fazendo as camadas até terminar. Na ultima antes de colocar o molho, coloque as outras folhas da massa da lasanha e o restante do molho por cima. Salpique a muzarela e leve ao forno para gratinar.

Pudim Maravilha Diet - Rendimento: 8 porções



Ingredientes: 1 receita de leite condensado diet*,  a mesma medida de leite desnatado, 3 ovos.
Modo de fazer: Bata no liquidificador rapidamente, o leite condensado diet, os ovos e a margarina. Coloque em forma untada de margarina light e asse em banho-maria por 1 hora e 15 minutos.


*Leite condensado diet: 1 ½  xícara de (chá) de água fervente, 2 colheres de (chá) de margarina light, ½  xícara (chá) adoçante para forno e fogão, 2 xícaras de (chá) leite em pó desnatado. Coloque na ordem os ingredientes no liquidificador e bata tudo por 5 minutos. Deixe esfriar e utilize no pudim.


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Vida de andarilho e foco da semana

Queridas... cheguei!

Ontem foi um dia de muita andança... nada como estar em forma! Mô às 17h pediu pinico mas eu, no salto!

Antes de sair de casa, caminhei e lavei roupa. Deixei tudo no varal! Saímos às 10:30h, fomos direto para o consultório do cardiologista. Sentamos e esperamos até às 11:50h! Como nosso caso era só eletro para o atestado médico, fomos os primeiros a entrar. Saímos de lá, famintos, direto para almoçar. E o ruim de comer com fome ocorreu: comi demais e mais tarde senti azia! Como saímos às 10:30h, esqueci de pegar uns biscoitinhos para aquela “forrada básica” de estômago... Do almoço, fomos até a praça onde está tendo o evento do SESI e devido ao horário (aqui em Araruama, é comum parar para a sesta após o almoço!) e o sol estar forte estava tranquilo por lá... As concentrações estavam no carro da cozinha experimental e no palco onde estava por começar a apresentação de ginástica rítmica. Fomos direto na tenda da nutrição, medi, pesei e foi calculado o IMC que, o meu já está na faixa “normal e o do Mô, que ele precisa fechar um pouco a boca! Ele, com o problema do joelho e a diminuição da atividade física (em especial a corrida) engordou um pouco mesmo! A barriga logo estufa, né?
Lembra que eu contei que fiz uma listinha de coisas que precisava fazer? Pois dali voltamos para o centro do comércio e fui cumprindo todos os itens. Por incrível que pareça, o que deu mais trabalho foi o suporte do botijão de gás... Estávamos andando pra lá e pra cá, com as sacolas... resolvemos deixar tudo no carro e sair a cata do suporte. A gente já tinha desistido, ia comprar um baratinho na loja de 1,99 (na verdade eu já ia comprar 3 pois estava na cara que ele não duraria mais que uma semana...) quando me lembrei de uma loja antiga, numa rua mais afastada... lá consegui um material bom com um preço bom!
E, em frente a loja, uma farmácia de manipulação... resolvi perguntar pelo gel redutor termo ativo e... eles fazem! Conversei com a farmacêutica  ela me garantiu que é mesmo o que eu quero (aquele que, quando passa é geladinho que até arrepia e minutos depois esquenta que é uma loucura!) e encomendei. Mô vai pegar amanhã à tarde! Na 6ª feira já vou pra minha atividade física devidamente “encremada”! rs...rs...rs... Tem que dar certo! Eu preciso que dê certo! Eu quero que dê certo! VAI DAR CERTO!
Sem tarefas a cumprir, voltamos para a praça e assistimos a apresentação da capoeira. Eu, se morasse mais perto do centro, pudesse ir à pé, vir para o almoço e voltar, iria esses dois outros dias, também! Está muito bom!
Assistindo a capoeira, Mô cochilava, a cabeça caía... ele foi para o carro dormir de vez e eu fiquei na praça fazendo hora para a reunião. Não demorou a Karine passou, fui com ela fazer o cálculo do IMC e fomos para a reunião. Passamos no carro, Mô roncava... rimos muito dele! Eu até estava cansad, claro, mas dormir de roncar? Putz...

Na reunião, pouca gente... eu sabia que os biscoitos recheados que comi durante a semana iam fazer estrago... um só por dia, mas todo dia! E, não deu outra: engordei 500g! Agora falta novamente 1kg! Hoje podia estar faceira contando que entrei no período de manutenção, mas... a gula, os “oiãos grandes”, a boca nervosa dá nisso! Mas essa semana, não sei o que deu que eu, Patrícia, Larissa, Cátia e até a Karine (que nunca tinha engordado...) engordamos! Bom que uma consola a outra...

E hoje, quando mais gente retornou às atividades físicas, fui tão elogiada que até me esqueci da “desventura” da balança! E eu comprei uniforme novo, manequim menor, a silhueta nova fica bem à mostra! Entre as gracinhas que escutei: “perninha de seriema”, “cinturinha fina”, “barriguinha chapada”... Até me animei a ficar na frente, diante da parede de espelho! Detalhe: essa parede engorda a gente e ninguém gosta de ficar na frente! rs...rs...rs...

O foco dessa semana tem tudo a ver com o que está acontecendo com o grupo que está esvaziando a cada semana... “Descubra o melhor em você”.

A orientadora começou a reunião perguntando quem sabia dizer o por que das atrizes, modelos, as famosas emagrecem rápido e de forma drástica... elas tem filho e em 30 dias estão magrinhas, barriga sarada... Por que?
As resposta foram diversas, mas principalmente: elas têm personal, passam 30 dias num spa, a cozinheira é nutricionista, fazem lipo-escultura, elas tem babá e não precisam fazer o mingau do bebê e comer a sobrinha...
Aí ela mostrou as “histórias de sucesso” do VP... pessoas comuns como nós, às vezes até com dificuldade para se manter no Programa... essas pessoas não têm os recursos das famosas... como conseguem?
Sabe como? Ultrapassando crenças limitadoras do passado e reconhecendo o que tem de melhor dentro delas e as fontes externas que podem ajudá-las no emagrecimento. Não é difícil seguir o Programa do VP, basta encontrarmos dentro de nós determinação, paciência, criatividade, perseverança, ambição, domínio próprio e motivação! E como recursos externos, as reuniões semanais e uma atividade física que não precisa ser numa academia... pode ser num calçadão ou dentro de casa mesmo! 

Emagrecer é adotar um estilo de vida saudável!



Uma dica para liberar nossos recursos internos: anote os motivos para emagrecer e mantenha-os na bolsa, num porta retrato na mesa do escritório, na porta da geladeira ou no espelho do banheiro. Sempre que ler você vai recordar e se motivar a prosseguir.

Duas dicas para liberar os recursos externos: nas comprar de supermercado, inclua peito de frango sem pele e sem osso, castanhas torradas sem sal, legumes congelados, caldos instantâneos light, carne moída magra, azeite extravirgem, atum em lata e produtos integrais; na hora da atividade física, se pintar aquela preguiça e a dúvida: vou ou não? Pergunte-se: o que vai acontecer se eu vencer a preguiça e fizer minha caminhada/exercício?(Vou queimar calorias e ficar mais disposta) E se eu não for? (Vou engordar os quilos já emagrecidos e ficar cada vez mais preguiçosa)... Nem tem dúvida da melhor opção, né?


Na sexta, tem receitinha, tá?