segunda-feira, 22 de abril de 2013

Segunda Colorida

Hoje, Dia da Terra e Dia do Descobrimento do Brasil, a minha participação na SegundaColorida vem com uma obra de Tarsila do Amaral e um texto de Chico Alencar:
 
No Brasil, a partir de 1500, formou-se uma sociedade baseada no latifúndio, na escravidão e na dependência externa. Mas também foi nascendo um povo mestiço. Somos os nativos, primeiros donos da terra, também chamados de índios; somos os europeus que impuseram, com suas armas e fortes interesses econômicos, a colonização de exploração; somos o povo negro, para cá deportado entre grilhões e dores, e que aqui plantou canaviais e cafezais, escavou minas, abriu estradas, ergueu cidades; somos os imigrantes da Ásia e de todo o mundo.
Lembrar do Descobrimento do Brasil (22 de abril de 1500) é, sobretudo, redescobrimo-nos como eurotupis, afroguaranis, judárabes, crioulos... Um povo que, por natureza, repudia qualquer idéia de “raça pura”.

4 comentários:

chica disse...

Bela obra de Tarsila e ótima lembrança da data! beijos,uma coloridinha semana pra ti,tudo de bom,chica

Maria Luiza disse...

Também acho linda a obra de tarsila, Tetê lendo suas postagens vi Rei do Mate. Eu estive hoje no Rei do Mate tomando um café com minha filha mais velha. Uma delicadeza só. As xícaras de louça vieram com tampas, copinho de água. Amei as mesuras! Beijos Tetê! texto excelente!

Priscila Rodrigues disse...

Adorei! Ótima escolha para o dia de hoje, amiga ;)

Bjo bjo

Verena disse...

Querida Tête
Gostei imensamente da sua participação!
Magnífica obra de Tarsila!
Tenha uma alegre e colorida semana, amiga
Um beijinho carinhoso de
Verena e Bichinhos