quinta-feira, 7 de março de 2013

Teia Ambiental e novidades

Hoje é dia da Teia Ambiental e trago um texto de Mariusa Colombo (bióloga, especialista em Saneamento Ambiental e mestre em Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Sistemas Agroambientais) para compartilhar.


O ano de 2012 nos chamou sobretudo à responsabilidade ambiental. Na Conferência Rio+20, líderes mundiais e milhares de participantes do setor privado, de ONGs e de outras organizações estudaram formas para ajudar a reduzir a pobreza, promover maior igualdade social e assegurar a proteção ambiental do nosso planeta. Agora, em 2013, é hora de trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável, nas três bases do tripé: econômica, ambiental e social.
Se quisermos deixar um mundo harmônico e habitável para nossos filhos e netos, os desafios trazidos pela pobreza generalizada e pela destruição da natureza precisam ser superados. Formamos uma população de 7 bilhões de pessoas das quais 20% vivem hoje com aproximadamente um dólar por dia. Cerca de 1.5 bilhão de pessoas não têm acesso a eletricidade (energia que muitas vezes esbanjamos, em horas de lâmpadas acesas sem necessidade). Cerca de 2,5 bilhões de pessoas não têm vaso sanitário... você sabe o que significa isso? Não ter condições mínimas de higiene?! Mais de 10% da população total simplesmente passa fome todos os dias... Enquanto isso, aumentamos a emissão de gases causadores do efeito estufa pois utilizamos cada vez mais automóveis e menos meios de transporte coletivos. Continuamos a produzir esses gases em lixões ou aterros sanitários. Que tal se pensássemos numa forma de contribuir para essa redução?
É imperativo abrirmos mão da comodidade, da fartura, das embalagens, dos empacotados, dos presente mal pensados e do desperdício. A proposta que eu faço é de reflexão criativa: vamos ponderar, todos nós, se realmente contribuímos, se realmente pensamos de forma sustentável e agimos de acordo. Na realidade, somos um só ser humano, vivendo temporariamente uma experiência terrena que pode ser maravilhosa, fraterna, equilibrada e, por que não?, ambientalmente correta!
Estamos dispostos a encarar o desafio?


Como o post já está bem grandinho, vou ser bem resumida no dia a dia: reunião ontem, apenas 100 graminhas eliminadas. Nem posso reclamar pois teve a festinha no sábado e, por mais que não tenha comido como antigamente, comi salgadinhos e torta.
O foco da semana é “aprender com a experiência (esse é para todo o grupo) e apenas para mim, continuar com a ancoragem e ser otimista para reforçar a motivação. Já dei uma repaginada no cardápio e reli o livreto da primeira semana no programa para recordar e reforçar idéias importantes tipo: Eu quero! Eu posso! Eu consigo! Não importa o tempo: eu vou emagrecer!”
Hoje o pilates não deixou de ser puxado, mas meu corpo já reagiu melhor... fiquei cansada mas não moída como na quinta passada!

E amanhã é o Dia Internacional da Mulher! Viva nós, mulherada de atitude e bem resolvida!
As festividades no centro da cidade vão começar cedo: às 8h tem caminhada na orla e depois os standes na Praça Antônio Raposo terão vários serviços, aulões ao ar livre e a festa vai terminar com o show do Jerry Adriani, às 19h! Desculpa aí, mas desde sempre eu fui fanzoca dos olhos verdes do Wanderley Cardoso, me recuso a ir tietar o Jerry! Tô cedo lá na orla para a caminhada e depois vou almoçar um sopão desintoxicante com duas amigas queridas!



Flores para nós, mulheres, em nosso dia!

5 comentários:

chica disse...

Chegando agora, adorei as flores... Obrigadão e parabéns pra nós! Nem te preocupa, da próxima vez, terás perdido mais graminhas pra compensar. beijos,tudo de bom,chica

Verena disse...

Obrigada pelas lindas flores, amiga
Parabéns pelo nosso dia
Beijinhos mil de
Verena e Bichinhos

Anne Lieri disse...

KKK...Então o Jerry Adriani coitado,nem tem chance com vc!...rss...ai Tetê,morri de rir com seu jeito espontaneo!Parabéns por sua participação na Teia e tb pelo nosso dia,amiga!bjs

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Tetê
E eu to nessa sopa também... (boliviana)... rs...
Nem Jerry nem Vanderley... tiete de RC... de carteirinha e tudo...
Bjm de paz e bem

Ane disse...

Oi Tetê!Voltei!Não sei se vc vai ver meu comentário primeiro aqui ou no manancial,as primeiras palavras são as mesmas...Que bom ver vc firme e forte na perda de peso e com foi o show do Vanderlei?Beijão!