quinta-feira, 28 de março de 2013

Fresco que te quero fresco!

Oi minhas lindas! Animadas para o feriadaço? Pra mim não vai ser... Mô vai trabalhar amanhã e domingo até às 14h... Fazer o que, né? Pelo menos o tempo refrescou e dá pra aproveitar dentro de casa!
Nem sei se teve o aulão de Páscoa! Que chuva... Só sai de casa à tarde porque precisava ir na reunião do VP e, tive que chamar um taxi! Não tinha condições de sair daqui a pé... Eu cheguei a pensar em não ir, mas a perspectiva de alcançar a 3ª meta era grande e, de repente, com um deslize na Páscoa eu poderia colocar tudo a perder. Me enchi de coragem e fui!
Valeu a pena a mudanças dos hábitos, (e constatei que eram rotina totalmente desnecessárias pois não fizeram falta alguma) pois eliminei 400g na semana!  Para a 3ª meta falta 1,7kg! Ô meta difícil de atingir... Mas eu chego lá! O foco para a semana é “Observar e controlar as porções”. Essa lentidão em eliminar peso está atingindo a maioria dos participantes e, segundo a orientadora, pode ser porque nos acostumamos a medir porções com os olhos e eles nos pregam peças! Quando é um alimento que gostamos, a tendência é aumentarmos a porção e os alimentos mais nutritivos e, que muitas vezes, não nos são atraentes, fazemos uma porção menor que a necessária.
Por que comer 2 xícaras de massa com 1 xícara de molho e 3 almôndegas grandes se, 1 xícara de massa com ½ xícara de molho e 2 almôndegas pequenas é suficiente para uma refeição?
Por que beber 300ml de suco de laranja se em 120ml tem vitaminaC suficiente?
Por que comer uma porção típica com 10 unidades de pão de queijo tipo coquetel, se podemos comer 1 pão de queijo grande e ficar satisfeitos?
Pelo lado saudável, nosso café com leite tradicional usa apenas ¼ de xícara de leite e ¾ de café quando o certo seria 1 xícara de leite desnatado (ou ½ de leite semi desnatado) pingado de café! No sanduiche, colocamos apenas duas fatias de tomate quando podemos usar o tomate inteiro! Quando nos servimos, colocamos primeiro os carboidratos quando começar pela salada é muito mais inteligente... Essa semana vou me monitorar e provar a mim mesma o quanto eu sou inteligente!
E pra provar que “dieta quem fazia era a minha avó”, eu sou moderna e faço Reeducação Alimentar, vou deixar uma receita que eu fiz e deu certo!
Bolinhos de Batata Doce
 
Ingredientes: 1 batata inglesa, descascada e cortada em quatro; 1 batata doce, descascada e cortada em quatro; 2/3 de xícara de farelo de pão de forma branco(sem casca); ¼ de xícara de leite desnatado; 1 ½ colher(de sopa) de maionese light; 1 colher (de sopa) de cebolinha picada e uma pitada(opcional) de pimenta do reino.
Modo de preparo: preaqueça o forno a 120º . Numa panela, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe até que estejam macias (15min +ou-).  Escorra a água, transfira para uma assadeira e leve ao forno por 5 min para remover o líquido. Retire a assadeira do forno e aumente a temperatura para 250º .
Esprema as batatas, deixe que o purê esfrie um pouco e acrescente o farelo de pão, o leite, a maionese, a cebolinha e a pimenta. Misture bem e faça 8 bolinhos.
Unte a assadeira com pouco óleo, arrume os bolinhos e deixe assar por 8 min. Vire um por um e deixe mais 4 min. Dourados, estão prontos! A porção inteligente é de dois bolinhos por pessoa, mas confesso que tão gostosos, comi 3! E já fui muito inteligente pois a vontade era comer todos! rs...rs...rs...
Hoje eu caminhei, lavei roupa e preparei meu “sopão da Sexta-feira Santa”. Abóbora, abobrinha, tomate, cebola, chuchu picados (1 xícara de cada), 2 dentes de alho, 1 molho de espinafre e algumas folhas de repolho. 1 sachê de caldo Sazon no sabor preferido. Depois de frio, bater no liquidificador. Eu gosto de beber na xícara e passo na peneira para tirar o excesso de bagaço. Não leva carne nehuma e gordura nenhuma. Dá pra beber/comer o dia inteiro sem culpa e faz uma desintoxicação. Vou tentar fazer também no sábado pois o almoço de Páscoa na minha mãe promete ser calóóóóóóóórico... 
 

2 comentários:

✿ chica disse...

Adorei essa recita das batatas. Muito boa e acho que comeria 4,rs...

Tens muita força de vontade e por isso mereces as vitórias! beijos,tudo de bom,chica

Beth disse...

Tetezinha, vim saber de você. Essa questão das porções, que foi o tema no VP, é muito especial, mesmo. Sabe, quando eu estava na outra fase do meu processo, em franco emagrecimento, já com dezenas de kg mandados embora, me flagrei confiando mais no 'olhômetro' do que nas medidas corretas. Foi quando descobri que minha xícara de leite tinha virado uma caneca (dava uns 20% a mais de leite), que a minha colher andava mais cheia, que a banana média estava grande, e eu contava com só uma. Coisas que a gente aos poucos vai deixando acontecer, porque começa a 'se garantir muito' e aí, a atenção diminui. Muito legal o seu post, altamente informativo e serve de alerta! Beijo querida, Feliz Páscoa, aproveite bem os dias, mesmo com o maridão trabalhando!
Beth
http://aconquistablog.wordpress.com