segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Segunda Colorida

Estou eu, sábado, planejando meu post da Segunda Colorida, pesquisando fotos me lembrei do arco íris. Tio Google me surpreendeu me apresentando nada mais nada menos que uma cidade do interior de SP que se chama... Arco Íris!
Eu até duvidei, mas a Prefeitura tem até site!
Fiquei curiosa com o nome da cidade e pesquisei a história:

O surgimento do vilarejo de Arco Íris, deu-se no ano de 1928. Nessa época, em virtude da fertilidade de seu solo, e a existência de grande quantidade de madeira de lei, despertou o interesse do Sr. João Florenço, seu pioneiro, que na ocasião residia na cidade Glicério, região noroeste do Estado. Em seguida, outros pioneiros chegaram ao vilarejo, dentre eles, os senhores Aurélio Moreno Zamora e José Morábito. O interesse pelo local foi despertado por outras pessoas, chegando também outro pioneiro, o Sr Joaquim Dias de Souza, mais conhecido como Joaquim Piauí.
O primeiro nome do vilarejo foi “Vila Santa Helena”. Popularmente, há quem diga que o nome dado à cidade de Arco Íris, que o Sr Aurélio Moreno Zamora tinha interesse que o nome de Santa Helena continuasse; porém o Sr José Morábito, insistia na mudança para que distrito passasse a chamar-se Bom Jesus, e, depois de várias discussões, não chegaram a um acordo sobre a pretendida mudança, - daí o lado pitoresco - que um dos interessados, disse, como não será colocado o nome de meu interesse, pode colocar qualquer nome, até "arco da velha", se quiserem, neste momento, o outro interessado respondeu-lhe - está aí - vamos colocar o nome de Arco Íris, daí por diante, adotou o nome Arco Íris para o distrito.

O município de Arco Íris tem limites com os município de Tupã ao lado sul, com o município de Iacri ao lado oeste, com os municípios de Santópolis e Luiziânia ao lado norte e com os municípios de Queiroz e Herculândia ao lado leste. A área do município é de 26.321 ha, possui 2003 habitantes sendo a maioria residente na zona rural segundo dados do LUPA ( Levantamento das Unidades de Produção Agropecuária ) o município tem 364 propriedades rurais sendo 80% pequenas propriedades agrícolas com até 50 ha.

Quem sabe nas férias deste ano eu não vou até lá conhecer?



3 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Que show!!! Uma cidade com esse nome?!
Me chame, viu???
Bjm colorido

chica disse...

Que lindo e também quero!!! Hoje estou quase louca aqui. Não funciona nem Gmail, nem google reader, nem o blog direito! Um caos!! beijos e já sabe do meu sumiço...Tem motivo! beijos,chica

Juliana Sousa disse...

Nossa! Deve ser legal morara em Arco-íris não?! heheheeh

Super beijos e até mais!!!!