sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sol... fumaça... manhã perdida... gostosuras...

Oi gente querida que lê minhas abobrinhas! Preparadas para o final de semana? Tomara que seja com bastante sol, né?

Ontem foi uma fumaceira aqui no meu vizinho de fundos... ninguém merece! O sujeito tem dois lotes, em um ele construiu e tem uma amendoeira e no outro, duas amendoeiras! No verão, sombra pra dar e vender! Mas nessa época... é folha pelo chão que não tem fim! O rapaz que cuida da limpeza só aparece quando o patrão vem e ontem ele apareceu pra limpar. Juntou as folhas em 4 montes e mandou fogo! Eu, quando vi a fumaça fechei depressa as janelas da cozinha, do quarto e banheiro, mas não adiantou muito não... a casa ficou fedida! Quando eu vim morar aqui e faziam fogueira pra queimar folhas, lixo (e tudo era resolvido com uma fogueira) eu ia, reclamava, brigava, mas cansei de estressar em vão! Eu morei num bairro onde todas as ruas são sombreadas por amendoeiras, nessa época elas ficavam “carecas”, os garis limpavam e eu nunca vi ninguém fazer fogueira para se livrar das folhas... O povo daqui adora fazer fogueira... E, se o cara vem hoje nem vai acreditar que o terreno foi limpo pois já tem um bocado de folhas pelo chão novamente!

Hoje, fui fazer o exame médico para a atividade física (agora é de seis em seis meses...) e aproveitei para tomar a vacina de febre amarela que já tinha vencido. Não se apavorem, não tem surto de febre amarela não! É só uma prevenção que eu gosto de fazer. Eu sempre que vou à algum lugar que tenho oportunidade de me embrenhar na Mata Atlântica, entro e nem me preocupo com os mosquitos. A vacina protege por 10 anos... A primeira vez que tomei foi por indicação de um guia turístico de Paraty (sul do RJ) pois lá fazemos trilhas e saímos de saveiro pelas ilhas. De lá pra cá, vou renovando a dose da vacina!
O cardiologista estava marcado para as 9h, chegamos lá às 8:30h, tudo fechado... A secretária só chegou às 9:30h... Tinha uma pessoa na nossa frente, fomos pra o posto de saúde tomar a vacina, voltamos e... nada do cardiologista. A pessoa da nossa frente tinha desistido. Esperamos até às 11h e viemos embora pois Mô ia perder a hora do serviço! Eu não sei o que esses médicos pensam da vida... Tão se achando, vão a hora que querem e a gente que espere!
E eu não caminhei... perdi uma linda manhã de sol radiante! Hoje esquentou, graças a Deus! Estou com as janelas abertas arejando a casa, vendo se me livro do fedor da fumaceira de ontem!

Prometi uma receita salgada e uma doce, né? Então, lá vai!    


Torta Salgada de Frango


 Ingredientes: 500 g de peito de frango sem pele e sem osso; ¾ de xíc. de água; ½ xíc. de vinho branco seco; 2 sachês de caldo de galinha com 0% de gordura; 2 cenouras picadas; 2 xíc. de ervilhas congeladas; 2 colheres (de chá) de azeite; 1 cebola média picada; 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo; ½ xíc. de leite desnatado; 450 g de milho em conserva escorrido e 6 folhas de massa folheada.
Modo de Preparo: Numa panela média, em fogo alto, junte o frango, a água, o vinho e o caldo de galinha. Aguarde levantar fervura, reduza o fogo e cozinhe por 15 minutos, com a panela destampada. Retire do fogo e espere esfriar. Reserve 1 xíc. do caldo. Preaqueça o forno a 200 °C. Unte uma forma refratária redonda de 20 cm com óleo. Cozinhe a cenoura e a ervilha no micro-ondas por 2 minutos em potência alta. Escorra. Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente em fogo alto e cozinhe a cebola até que comece a dourar. Adicione a farinha de trigo e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos. Retire a frigideira do fogo e adicione o leite e o caldo reservado. Coloque a frigideira novamente no fogo médio e cozinhe, mexendo, até ferver e ficar espesso. Acrescente a cenoura, a ervilha, o frango e o milho. Transfira a mistura para a forma refratária preparada. Cubra o recheio com a massa folheada, apertando bem nas bordas para fechar. Asse por 10 minutos. Se preferir, asse por 20 minutos com o forno à temperatura de 180 °C, até que a crosta fique dourada. Parta em 12 fatias antes de servir.

Pudim de Chocolate de Micro-Ondas


 Ingredientes: 8 colheres(de sopa) de açúcar; 1/3 de xíc. de cacau ou chocolate em pó sem açúcar; 2 ½ colher(de sopa) de amido de milho; 2 xíc. de leite desnatado e 1 colher (de chá) de essência de baunilha.
Modo de Preparo: Num recipiente de vidro, misture o açúcar, o cacau e o amido de milho. Gradualmente, junte o leite e bata rapidamente, até que a mistura fique homogênea. Leve a mistura do leite ao forno de micro-ondas e cozinhe em potência alta por 3 minutos. Mexa na metade do tempo.



Eu ia fazer ambas para o lanche da noite, no domingo, mas ontem foi aniversário da filha do Mô e ela vai comemorar no domingo à noite... Mas que vou fazer essa torta para o lanche eu vou! Deve ser uma delícia!


5 comentários:

chica disse...

Puxa, esses incendiários por perto é dooooooooooose! Tuas receitas ótimas e a torta deu vontade. Quanto à perder uma manhã de graça, que raiva isso dá! Pena! beijos,lindo fds! chica

Roselia Bezerra disse...

Menina, assim vc me mata... ai!!!
Mig me perguntou se estava com a tal vacina em dia, pra onde vou é necessário... rs... que coincidência... a minha tem 3 anos pela frente para renovar... Também vou me embrenhar pela mata afora...rs...
Bjm de paz e bem

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Tetê, fumaça em casa é horrivel,
eu sei o que é isso, quanto ás receitas, ótimas, paciência amiga com
os incendiários, bom fim de semana
beijo

MARY AM disse...

Olá ,Amiga Smareis! Como vai?
Fiquei feliz com sua visitinha!
Vim ver as novidades e desejar uma linda Semaninha!
Adorei suas receitinhas, nunca tinha feito pudim no micro-ondas,não!!!
No meu Blog NATUREZA FEMININA, continuo falando de "Festas de 15 Anos",desta vez dando mais destaque aos Bolos! Passe lá ,qdo puder!
Aproveite bem sua Semana!
Bjinhosss, MARY.

MARY AM disse...

QUERIDA TETÊ!!!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!
Li seu post e pensei que estava no blog da Smareis!!!!!KKKKK!!!
Me desculpe!!! São coisas da idade!!! RSSSSSS....
Esqueci de falar das Folhas! Na minha rua não tem muitas não, mas na rua onde minha filha mora , são montes de Folhas,nesta época!!!!
Bjinhosss, Amiga!
MARY.