quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sol, cadê você? Fracasso X Sucesso

Cadê o sol? Estava tão bom esse inverno... não se pode elogiar! Imaginem a figura: calça de flanela do pijama sob calça de moleton; blusa de moleton sob casaco de moleton; meias de lã e sentindo os pés frios... as mãos? Congelando sobre o teclado! Essa sou eu!
E, digo mais: não sei como hoje de manhã não virei estátua de gelo, em pé na praça esperando meu grupo de amigos peregrinos! O que a gente não faz pelos amigos, heim! Eles queriam que eu fosse com eles até Búzios, mas do jeito que ainda não estou 100% da gripe ia ser arriscar uma recaída! Aproveitei bem o tempo que estive com eles: tiramos fotos, fomos à Igreja de N. Sra. de Guadalupe (o zelador abriu quando viu que eram jovens peregrinos visitando a cidade), fomos na casa de formação de freiras na Praia do Hospício (eu e Jussara temos uma amiga em comum que é noviça e está lá) e almoçamos aqui perto no “De Minas”. Eu tinha pensado em levá-los nas praias da redondeza (Gavião, Espumas) mas aí eles iam chegar em Búzios na hora de voltar! Eles tem que voltar! A irmã superiora da casa onde Rosa, nossa amiga noviça, está fez um convite ao grupo quando quiser acolhida serão bem-vindos lá... Um grupo sensacional, uma bagunça gostosa... eu lá quase virando estátua de gelo, vejo o grupo entrando pelo portão principal da praça, bateram a mão, eu respondi, vieram todos correndo e gritando “Tetê, Tetê, Tetê”! Ganhei um abraço coletivo que merecia ter sido filmado! Valeu toda a espera no frio e no vento!
Ontem, foi de lascar... fui mais cedo para o centro da cidade, um vento frio... no local onde marquei com a Rô até estava confortável mas fomos comer torta em outro local e lá estava um vento encanado... Mas a gente já tinha tanto tempo que não sentava pra conversar que o vento nem fez mal! Depois da reunião estava chovendo, não quis nem saber se estava bonito ou não: estava com meu casaco de moleton de capuz, suspendi o capuz pra proteger as orelhas e a garganta. Guarda chuva, com vento, a sensação é de estar praticando wind surf! Isso quando ele não quebra! Mas, cheguei, entrei num banho quentinho e já me enfiei no pijama de flanela! Quem inventou o pijama de flanela é um gênio! rs...rs...rs...
Na semana que passou eu me livrei dos 200g que ganhei no noivado do meu sobrinho. Vou fazer um esforço para nas próximas duas semanas acabar de vez com esse “quilo e meio” que não quer desgrudar de mim! Cansei de “estar quase lá”, quero “chegar lá”! Eu QUERO, eu POSSO, eu CONSIGO! Até 06/8 eu chego à minha meta! Agora está selado, firmado e carimbado! Dia 07/8 começo minha manutenção! Agora estou determinada e é pra valer!
O foco dessa semana não está batendo com o que eu me determinei: “Devagar e sempre!” Eu estou na fase “É agora ou nunca!” rs...rs...rs... Mas o emagrecimento saudável tem que ser “devagar e sempre”! O que eu vou fazer nas próximas duas semanas é me esforçar um pouco mais, porque eu levo na “maciota” e sempre dou uma escorregadinha. Vou tentar não escorregar!
Mas voltando ao foco da semana...
Um dos segredos para emagrecer com saúde e de forma sustentável é ir DEVAGAR E SEMPRE, aprendendo a manter uma alimentação equilibrada. Não é pra deixar de comer nada, tem que comer tudo fazendo escolhas inteligentes, mudando a forma de preparar as refeições e as sobremesas, aumentando o consumo de alimentos ricos em fibra, controlando as porções e estipular um programa de atividades físicas com metas semanais gradativas. Simples assim!
Duas coisas que não adianta fazer que não dá certo: uma delas é começar academia indo de segunda a sexta num programa de 4 horas diária. Você vai começar e desistir! Tem que ser gradativo: começar indo segunda, quarta e sexta por 1 hora - na segunda esteira, na quarta, bicicleta e na sexta outro aparelho. Na segunda semana sentiu que está pouco, fica mais meia ou uma hora...
Outra coisa que é danada pra dar errada é: “só vou comer frutas, legumes e frango grelhado”. A primeira semana, é tranquila, a gente elimina 4 kg! Opa! É nessa que eu vou! Vai... vai entrar pelo cano! Primeiro restaurante que você passar, vai entrar e comer de tudo o que tiver no buffet! A comida do dia a dia pode ser light e ter um toque especial e diferenciado! Por que não retirar a pele e a gordura da sobrecoxa, tirar o osso, abrir e assar?  Troque o filé de peixe por salmão, truta, sardinha... A sardinha cozida “na caminha” de pimentão, cebola e tomate, fica uma delícia! Que tal substituir o bife grelhado por lombo de porco?
 
Falei de duas coisas que não adianta fazer que não dão certo e agora vou contar o segredo do sucesso: encontro as pessoas na rua e a pergunta é sempre a mesma “me conta o segredo de estar emagrecendo assim”...  O segredo é APOIO DE  UM GRUPO! Por que as pessoas procuram um cursinho para se preparar para um concurso público? Porque é mais fácil estudar em grupo. Um ajuda o outro, um apoia o outro... Emagrecer também! Eu tenho uma amiga que comprou o programa do VP pra fazer em casa, tentou, tentou e agora está indo às reuniões e emagrecendo! O que está começando, busca apoio no que está na fase final; a história de sucesso do que chegou à meta incentiva o que está devagar quase parando... A gente vê nas revistas “eu era ssim, fiquei assim” mas acha que é truque, montagem... agora, você ter no seu grupo uma mulher quarentona que emagreceu 43kg e agora cabe numa única perna de sua calça jeans como não acreditar?
A receita que veio no encarte essa semana não me agradou nem aos olhos, nem ao paladar, mas vou consultar meu caderno de receitas e na sexta posto pelo menos uma, tá?
Amanhã, com sol ou com neve, com vento ou tempestade, estarei indo para as compras do mês! Torçam por mim!
 

3 comentários:

✿ chica disse...

Tetê, nem me fala do frio. Lá no Sul tá de matar!!! E nós aqui acostumados no bem bom!!!

Mas...

E tu vais conseguir, tenho certeza!! bjs praianos,chica

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida Tetê
Ontem foi muito legal (como diz o Murilinho)...
Vi gente hoje de luvas, cachecol e tudo o mais... tiraram tudo do guarda roupa e eu ainda estou de moleton e meias...
Que bom usar as minhas roupas de frio, etc e tal!!! Fica tudo no lado do museu (sem uso)... rs...
Bjm de paz e bem

Lucinha disse...

Tetê,

Menina, o frio daqui foi pro Brasil. Rs
Para esperar os peregrinos, vale a pena virar uma estátua de gelo. Rs
Aproveite esse momento lindo da JMJ. Estou daqui curtindo de longe.
Um lindo dia! Beijos