segunda-feira, 15 de abril de 2013

Segunda Colorida

Hoje, a minha participação na Segunda Colorida é um apoio à campanha de esclarecimento sobre o autismo:
 
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. A maioria das crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e socialização causam, frequentemente, dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral na sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes dos seus filhos terminarem a escola.
Um dos mitos comuns sobre o autismo é de que pessoas autistas vivem em seu mundo próprio, interagindo com o ambiente que criam; isto não é verdade. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela necessariamente está desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Pode ser que essa criança simplesmente tenha dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa. Outro mito comum é de que quando se fala em uma pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa com retardo mental, mas na verdade, alguns indivíduos com autismo possuem inteligência acima da média.

4 comentários:

Anne Lieri disse...

Oi Tetê!Adorei sua participação!Quanto mais sabemos sobre o autismo,menos preconceitos desenvolvemos!Obrigada por participar!bjs e boa semana!

chica disse...

Apoiar essa campanha colore muito bem a vida . Gostei de ver! beijos,tudo de bom, linda participação! chica

Ana Bailune disse...

Assisti a um filme sobre a vida de uma moça autista que revolucionou e humanizou a criação e o abate de gado nos Estados Unidos. Achei a história fantástica. para muitos, ela era apenas alguém com problemas mentais, e no entanto, cursou faculdade e tronou-se uma profissional de sucesso.

Beth disse...

Maravilha, Tetezinha, a sua participação compartilhando algo tão importante!
Parabéns atrasados para o seu marido, adorei a surpresa com a torta gelada que fizeram para ele, fiquei com água na boca aqui, viu? :)
E a sua mãezinha aprontando, não é? Meu Deus!!!! Mas são assim mesmo, teimosas! Como nós fomos um dia, não é? klkkkk
Beijos queridona!