sábado, 23 de março de 2013

Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!

Olá, gente linda!
Vim contar pra vocês que estou firme no meu propósito! E não está difícil não... O cafezinho sem biscoito está saciando e vou variando as frutas da batida de leite: terça foi acerola, ontem foi goiaba e hoje é banana. A garrafinha de refri e a caixinha com os três quadradinhos de chocolate estão lá na geladeira e eu, nem aí pra eles!
Ontem fiz minha hidroginástica e alongamento, hoje já caminhei meus 3km, lavei roupa e dei banho nas filhotas de quatro patas e focinho gelado. O dia está com cara de outono: céu cinza, vento forte e calor temperado!
No post anterior contei sobre a senhora que desmaiou de fraqueza na reunião dessa semana e mexendo no material recebido na primeira reunião achei uma matéria sobre alimentação saudável. O Programa recomenda:
 
#Consuma pelo menos cinco porções de frutas, legumes e verduras todos os dias(nove para quem pesa mais de 160kg) para garantir a ingestão suficiente de fibras, vitaminas e minerais contidos nesses alimentos.
#Inclua pelo menos uma ou duas porções de proteínas magras no seu cardápio diário para manter a saciedade e obter os aminoácidos, ferro, zinco e outros nutrientes que seu corpo precisa.
#Consuma pelo menos duas porções de leite e derivados desnatados ou semidesnatados por dia (três, para quem está amamentando, pesar mais de 115Kg, tiver até 17 anos ou mais de 50). Assim, você vai ingerir cálcio, vitamina D, fósforo e outras vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.
#Consuma pelo menos seis copos de bebidas não alcoólicas todos os dias.
#Dê preferência a grãos integrais sempre que possível. Eles são ricos em nutrientes, incluindo fibra.
#Inclua pelo menos duas colheres (de chá) de óleos saudáveis(azeite, óleo de canola ou linhaça) na sua alimentação diária. Assim você vai garantir o consumo de vitamina E e ácidos gordos importantes para a saúde.
#Atenção ao consumo de açúcar e sódio. Limite as bebidas alcoólicas a uma por dia(mulheres) e duas por dia(homens).

#Seja mais ativo. Exercíte-se durante 30 minutos ou mais, por dia pelo menos quatro vezes por semana. Se você for sedentário, comece praticando 10 minutos de atividades físicas todos os dias.
E, para terminar, um convite ecológico: hoje é dia da Hora do Planeta!
Das 20:30h às 21:30h participe apagando todas as luzes de sua casa (deixa só a TV ligada por causa da novela rs...rs...rs...). Se não for possível ficar com a casa às escuras por esses 60 minutos, apague todas as lâmpadas que puder. Eu participo! Participe, também!
 

3 comentários:

chica disse...

Estás cumprindo tudo direitinho e tendo todos os cuidados.Assim, não ficas fraca. Isso é bom,continua sempre! beijos,chica e vamos ficar no escurinho...Faz bem! beijos,chica

Anne Lieri disse...

Tetê,que programa alimentar legal! Eu gostei desse seu médico!Parece que pode comer bastante coisa por dia:5 frutas!Eu não como nem 3!O pior é ficar sem um docinho...mas vc está se saindo super bem e loguinho vai alcançar seu objetivo,com certeza!bjs,

Juliana Sousa disse...

Adorei esse post! Ótimas dicas! Vou passar paar meu namorado, nesses ultimos meses ele vem ganhanho uns quilos a mais! hehehe

Hummm.. suquinho de fruta com leita cai muito bem ;)

Beijos Tetê e tenha um domingo maravilhoso!!!!