sábado, 19 de maio de 2012

Chuva... Frio... Receitas...

Oi minha gente!
Demorei a atualizar de própósito prá dar um tempo maior para a minha participação na BCAP - Esperança. Mas já estava ansiosa prá vir compartilhar a palestra da quinta feira.

A chuva chegou prá ficar e com ela, o frio! Uma beleza prá quem gosta... eu até me esforço prá gostar mas... E a chuva é em pancadas durante todo o dia. De manhã ( eu levanto às 6h) ameaça nascer o sol, céu vermelho, outro dia teve até arco-iris! Eu conto, Mô nem acredita pois as 7h quando ele levanta, o céu já está pesado de nuvens cinzentas!
Mesmo nas rua enlameadas, tenho caminhado e ido para minhas atividades físicas.

Na quinta, a palestra foi com uma nutróloga e teve até receitinhas... OBA! Ela falou sobre o consumo de frutas (grupo de alimentos chamados funcionais) que ajudam a deixar o corpo mais saudável e retardam o envelhecimento. E, se consumirmos as frutas da época, elas não pesam no bolso! As mais indicadas para essa época são: maçã, laranja pera e tomate.


Maçã: desintoxicante e digestiva, ajuda no funcionamento do organismo e no controle do colesterol. A casca é rica em flavonóides, substâncias antioxidantes que protegem o organismo contra os danos dos radicais livres(que aceleram a morte das células).

Maçã assada
1 maçã descascada e picada, 1 colher(sopa) de suco de limão, 1 colher(sopa) de canela em pó e passas(opcional)
Colocar a maçã picada num pirex e regar com o limão. Assar no microondas por 1 minuto em potência alta. Retirar, colocar as passas(opcional) e polvilhar com a canela em pó. Comer quentinho!

Laranja pera: rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, importante no combate ao envelhecimento. Ajuda na manutenção da imunidade, da saúde dos cabelos e das unhas. Contém potássio e tiamina, importante para dar energia ao organismo.

Creme de laranja e cenoura
½ xícara(de chá) de cenoura sem casca, ½ xícara(chá) de água, 2 colheres(de sopa) de amido de milho(Maisena), 300ml de suco de laranja pera e 4 colheres(de sopa) de açúcar.
Corte a cenoura e bata no liquidificador com a água. Acrescente o suco da laranja, o amido de milho e o açúcar e bata até obter um creme liso. Leve ao fogo numa panela e mexa sem parar até engrossar. Coloque em tacinhas, espere esfriar e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Tomate: é rico em vitaminas A e C e em ácido fólico. Ajuda a manter o coração saudável, pois evita a formação de placas de gordura nas artérias. O tomate tem licopeno, que é um antioxidante que evita tumores na próstata.

Tomate assado
1 tomate maduro cortado ao meio, 2 dentes de alho descascados e fatiados, azeite. Folhas de manjericão cortadas com a mão, sal e pimenta a gosto.
Pré aqueça o forno a 200ºC. Tempere as metades do tomate com sal e pimenta, arrume as fatias de alho sobre elas, coloque o azeite e asse descoberto de 35 a 45 minutos ou até que tenha amolecido. Retire do forno, polvilhe com o manjericão e sirva a seguir.

A maçã assada, eu experimentei logo na quinta. Uma delícia! O tomate assado foi o almoço de hoje, acompanhando arroz branco e frango grelhado. DELÍCIA! O creme de cenoura com laranja está na geladeira para o lanche de amanhã à noite, mas pela “raspada da panela” posso garantir: é bom demais também!

Um bom final de semana!

FUI!

8 comentários:

Aliny disse...

Boa noite tia ..ja eh noite ai q xoninho ...aki mttttt frio..choveu mt e agora soh ficou o frio..mas pisar em barro nao eh legal..ja pensou afundar o pe na lama?!! aqui qdo chove nao tem lama + dependendo donde a gente tah tem poças de agua ..e nao tem como pular e molha o tenis..pe..ai q nervoso..nao gosto de ficar com pezinho molhado q me dah uma coisa ..mt estranha ♣ tia euzinha jantei..polenta..caldinho de feijao..arroz..frango tava uma delicia :) tomate ..cenoura como na marra..ble..agora maça e laranja amodoro..gosto de torta de maça do mac donalds ..+ essa maça de assar deve ser deliciosa tb..cenoura minha mae tritura e mistura com suco de laranja e fala..fecha os olhos e bebeeeeeeee;;;;;;;;;; me da arrepios..+ eu e manos bebemos tudinho....pior qdo ela inventa de fazer suco de beterraba....ARGH!!!!
eu tento ficar invisivel + nao tem jeito..agora ela eskeceu dos sucos por conta do inverno..yeeba agora eh chocolate kentinho..neston..farinha lactea..aveia..e leite com hortela..delicia ..nois num reclama :)))))))tia dorme com os anjinhos.....Bjinhux ♥ Fuiiiiiiiiii

Maria Luiza disse...

Tetê, esse tomate assado está de matar! Estou com mania de tomates agora. Adoro fazer molho. Como purinho também. Suas dicas são ótimas e eu tenho mania de colecionar essas dicas. Ótimo fds! Beijão!

Elvira Carvalho disse...

Maçã assada é coisa que em Portugal fazemos muito. E que eu gosto bastante.
Um abraço e um bom domingo

Clara Lúcia disse...

Tetê, que delícia de receitas fáceis...

Sabe, sou péssima na cozinha, mas acho que essas eu vou fazer sim... muito fácil!

Acho que vou fazer as maçãs hoje..

Um ótimo domingo pra vc!
Beijos

São disse...

Eu também não gosto de frio, sabe?

Maçã assada não aprecio e não posso comer.

Tomate ? Adoro, com uma pitada de sal, rrs, ou em salada

Um bom resto de final de semana.

Teté disse...

Também faço maçã assada, mas de maneira diferente, suponho que com mais calorias, pois leva açúcar, geleia e vinho do Porto... :)

Tenho outra receita de tomatinhos recheados, que sabem bem especialmente no verão. Um dia destes dou a receita lá no meu canto! :D

Beijocas, Tetê!

chica disse...

Receitas muito boas e esse tomate dá água na boca sempre!!! Linda participação!beijos,chica

espaço esplendoroso disse...

Oi Tête.
Hummm, já levei as receitinhas vou experimentar tds. Tomate aqui em casa ñ falta o ano todo adoro, como até como fruta, com sal , sem sal, cozido assado, sou fã. Comida leve e saudável é tudo de bom. Obrigada por partilhar, uma semana recheada de delícias pra você,Bjs.