quarta-feira, 23 de maio de 2012

Para esses dias frios: sopa!

Se eu me alimentar só de sopa vou emagrecer?
Com essa pergunta, a nutróloga iniciou a palestra dessa semana. O SIM foi quase que uma unanimidade. Todos acham que a sopa é nutritiva e com pouquíssimas calorias. Quentinha, nas noites frias... tudo de bom, né?
NÃO! A nutróloga nos jogou um balde de água fria! As sopas são perigosas pois escondem muitas calorias em seu inocente aspecto! A escolha dos ingredientes tem que ser criteriosa. A sopa ideal deve ter uma fonte de proteína(carne, ovo, feijão ou lentilha); dois legumes, sendo um deles alaranjado(por exemplo: chuchú, vagem e cenoura); uma porção de folhas verdes (algumas folhas de repolho, ou acelga, ou espinafre) e uma fonte de carboidrato(1 batata, 1 pedaço de aipim, um pouco de macarrão). O preparo também é muito importante. Nada deve ser frito ou refogado, nem a cebola e o alho. O cozimento deve ser só em água pois o sal está nas folhas verdes. Todo cuidado é pouco.

Terminada a palestra, foi servida uma sopa própria para desintoxicar o organismo quando se quer iniciar uma dieta para emagrecer. ATENÇÃO: essa sopa não emagrece. Ela faz uma faxina no organismo para acelerar o poder da reeducação alimentar que virá a seguir! Deve ser ingerida no máximo um dia, substituindo 3 refeições, que ela aconselha sejam o almoço, o jantar e, quem sente fome à tarde, o lanche.
Se for fazer uso contínuo, é aconselhavel a substituir apenas o jantar por ela.

SOPA DESINTOXICANTE (3 porções)


Ingredientes: 2 filés de peito de frango médios e crus; ¼ de repolho; 1 tomate; 2 colheres(sopa) de alho poró; 4 ramos de couve-flor; 1 cenoura; 1 cebola; 1 talo de salsão; 2 dentes de alho; 1 litro de água e 4 colheres(sopa)de cheiro verde picadinho para usar ao servir.

Modo de fazer: lavar bem todos os vegetais e picar em pequenos pedaços, inclusive o peito de frango e as folhas de repolho em fatias finas. Colocar numa panela e cobrir com a água. Cozinhar até que os legumes estarem “al dente”. Ao servir a porção que será consumida, adicionar um fio de azeite e polvilhar um pouco do cheiro verde picadinho.
Quem prefere a sopa em forma de “caldinho”, é só bater tudo no liquidificador e em cada caneca acrescentar o fio de azeite e o cheiro verde picadinho.

Ela levou já batida para servir nos copinhos e eu... ADOREI! E ainda não fiz porque eu tinha acabado de chegar do supermercado e não tinha vários ingredientes em casa. Mas, na próxima ida ao horti fruti vou “fazer a festa”!

O final de semana mais uma vez foi “lusco-fusco”, é época mesmo. No domingo à noite o frio estava de doer os ossos (uia!) mas o céu estava que era só estrelas!
A semana começou gostosa: os dias de sol temperado (eu em qualquer oportunidade, me junto as cachorras e fico espichada tomando sol!) e com o por do sol vem aquele frio que os pés ficam gelados e vai subindo até chegar na ponta do nariz! Aí é entrar no velho e bom moleton, pegar a caneca de sopa (nem tive coragem de falar na palestra que eu amo sopinha VONO, super calóricas e sem nenhum nutriente...) e continuar no PC até a mão congelar. Nessa hora, PC desligado e... edredon! rs...rs...rs...

Bom gente, por hoje é isso aí. Os pés já estão gelados... rs...rs...rs...

FUI!

8 comentários:

Clara Lúcia disse...

Oi, Tetê....

Eu já fiz essa dieta da sopa...
Por fim a gente não aguenta mais...

Sabe aquela receita de maçã no micro-ondas com canela e limão?
Eu fiz, só que coloquei açucar também!
Adorei!!!
Fácil, simples, rápido... do jeito que eu gosto!

Beijos!!!

chica disse...

É boa essa sopa, desintoxica mesmo!! Vale!! Tenho procurado comer sopas à noite, porém depois de umas horinhas bate aqueeeeeeeela fome!!! Salve-se quem puder!!! rs beijos,boa noite!chica

Ane disse...

Eu te disse que mandei cartinha?Pois é,foi semana passada.Amei a receita da sôpa e as do post anterior,isso porque adoro novidades de cozinha.Aprendi uma receita de maça assada super fácil:vc fatia umas 4 maças ao meio,coloca numa assadeira,despeja mel por cima delas,eu uso o mel karo,e polvilha com bastante canela em pó.Leva ao forno até que elas fiquem assadas.E o cheiro?Uma delícia.Não sou fã de maça,mas desse jeito traço todas.Beijos e bom restinho de semana!

linksdistodaquilo disse...

Vim espreitar e...gostei...muito!

Beijo da nita.

Anne Lieri disse...

Ai,que delicia de sopa!Vou fazer!Boa dica!Bjs e meu carinho,

nadja disse...

Eta e aqui em Petropolis tomamos sopas a baldes kkkkk ..e sempre compro a sopinha em pacotinhos por causa de vc que me indicou lembra kkkkkk adoro tb......kiida postei um lindo poema da amiguxinha Helenita no meu pétalas ...tem dicas legais tb no meu dicas de beleza .e no meu mundinho falo sobre santa Sara !!beijus e feliz fds !!!
www.petalaserosas.zip.net
www.dicasdebelezadanadja.blogger.com.br
www.mundinhomisticodanadja.blogger.com.br
te esperoooooooooooooooooooooo fuiii

Aliny disse...

ihhhhh tia acho q na correria eskeci de vir aki..+ euzinha nao quero tomar essa sopa.......gosto de miojo ..minha mae fala kinojo ;p amodoro miojo e gosto de sopa de mandioca q tem outro nome q nao lembro..aipim?? deve ser..gosto da sopa ..frita..cozida..tem uma sopa q gosto tb ..minha vó q faz...bate feijao no liquidificador..depois coloca couve..ela pega pao amanhecido coloca uma coisa q eskeci o nome eskenta no forno..fica crocante p comer com a sopa de feijao :) Bjinhux

Gracinda disse...

Muito obrigada por sua amável visita, Tetê! Vou tentar comprar os ingredientes agorinha e fazer essa sopa... deve ser uma delícia!Acabo de atualizar e estou te esperando! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!