segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Segunda Colorida e Ecológica

Oba! Mais uma segunda! Dia de colorir a semana! E vamos nós para mais uma...


E trouxe essa segunda uma curiosidade ecológica que mostra o colorido da vida marinha:

conjnto de anêmonas-do-mar em seu habitat


A anêmona-gigante (Condylactis gigantea) é uma espécie tropical de anêmona-do-mar e está entre as maiores que ocorrem no Brasil, e pode atingir até 40 cm de diâmetro, com 15 cm de altura e 30 cm de largura. A espécie também é encontrada nos recifes de corais e outras áreas costeiras rasas do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico Ocidental, incluindo o sul da Flórida, nos Estados Unidos. 

anêmona-gigante em destaque

Em forma de coluna, pode exibir variadas cores: alguns apresentam a coluna rosada, outros serão brancos, azuis claros, laranjas, vermelhos pálidos ou castanhos claros. Os tentáculos, que também diferem em cor de indivíduo para indivíduo, são longos, com pequenas estrias, e suas extremidades arredondadas podem ser esbranquiçados, amarelados, esverdeados ou de coloração púrpura. Sua boca está rodeada por 100 ou mais tentáculos. Um disco basal prende o animal firmemente ao substrato, deixando os tentáculos como com a única parte que flutua livremente. Em comparação com outras anêmonas é bem móvel, capaz de se locomover: ela rasteja por meio de seu disco basal.
A anêmona-gigante é carnívora, se alimenta de peixes, mexilhões, camarões ou quaisquer outros organismos similares. As presas são rapidamente paralisadas ​​pelas toxinas e os tentáculos as carregam para a boca, e a presa é engolida inteira e digerida. Ela é de grande importância ecológica nas comunidades em que ocorre. Não está, ainda, em risco de extinção, mas tem sido muito procurada para fins de decoração o que pode colocá-la em risco! Rafael Ferreira ((o))eco.


Tô aqui combatendo com todas as armas que possuo uma gripe que quer me derrubar! Ontem foi um dia próprio de verão e à noite, entrou uma frente fria. O casaco (meu fiel companheiro) estava no carro e o pouco do vento que peguei foi o suficiente. 

Levantei hoje com dor de cabeça e coriza enjoada! Ia para o pilates, mas precisava ir ao banco no centro da cidade e acabei perdendo a hora. Depender de buzão é fogo! O que eu corri tentando chegar a tempo valeu como atividade física! E, afinal, é pra bagunçar, né? Tá valendo aí também! Amanhã veremos o resultado!


7 comentários:

chica disse...

O fundo do mar é lindo, tem coisas interessantes e há muitas cores. Essa gripe é uma porre. Ela me pegou de jeito. Fico quase boa e volta.

Mas com esse nosso tempo só podia! Um FRIo de matar e chuva que ainda não parou desde 5 feira! beijos,linda semana,chica

Juliana Sousa disse...

O mar e seus encantos! A anêmona me lembrou do filme "Procurando Nemo", eles moravam em uma! rsrs

Gripe é sempre chata! E esse clima doido acaba com a gente! De dia calor e de noite frio intenso!

Beijos e melhoras!!!!

Unknown disse...

Boa noite querida, nada como ver essas lindas imagens para começar bem a semana, tenha uma linda semana iluminada por Deus e quando puder me faça uma visita, beijinhos!
http://pontocruzdasamsara.blogspot.com.br/

Imaculada disse...

Amo ver imagens coloridas e lindas do fundo do mar.
Te cuida amiga... Desejo-lhe melhoras e uma semana colorida e abençoada.

Alfa & Ômega disse...

Tetê, você está melhorzinha dessa gripe? Que chato né? Mas apresentar o colorido do fundo do mar com toda aquela explicação foi magnífico, viu?
Gostei muito de ver! Grande abraço! Melhoras!

YesEtienne disse...

São tantas e tão belas as cores!!! Belo destaque, Tetê. Melhoras! Uma semana colorida pra você! Bjs.

Anne Lieri disse...

Tetê,o mar tem tantas coisas lindas que dsconhecemos.Eu adorei a sua participação!Espero que melhore da gripe.Eu fiquei umas duas semanas pra curar dessa vez,o virus tá forte!bjs,