quarta-feira, 3 de julho de 2013

Saga ortopética e foco da semana

Oi gente linda! Começamos bem a semana, com a vitória do Brasil sobre a Espanha, num dia que nem parecia de inverno! Não assisti o jogo mas achei estranho a Espanha ter jogado tão mal! Eu achei que iam resolver a parada nos pênaltes e de repente 3X0... Será que é verdade o que andam falando sobre o resultado ter sido “arrumado” no tapetão? Uma coisa é certa, é histórico, os ânimos sempre se acalmam com uma boa partida de futebol! Se a gente voltar no tempo vai ver que muito dinheiro público foi desviado, que a corrupção lastra durante torneios de futebol, desfiles de escolas de samba... Tá louco!
Relembrando a situação do Mô, ele fez a ultrassom do joelho e deu que ele está com um cisto. Hoje ele voltou ao ortopedista e ele passou um anti inflamatório e encaminhou  para fisioterapia. Até segunda ordem, nada de correr e fazer exercícios de força. Que dó vendo ele fazer a localizada sem peso nas pernas e tendo que ficar para o alongamento (que ele dizia que era ginástica para mulher!). Estamos pedindo a Deus que não seja preciso cirurgia, mas a gente sabe que joelho (articulações em geral), depois que estraga sempre dá problema! Tô eu aqui com o meu que já fez 1 ano que eu bati com ele no chão e até hoje sinto uma dormência...  
Mas, vamos ao que interessa: a reunião ontem foi fraquinha... não sei se devido a entrada de uma frente fria - desde cedo chovia e esfriou um bocado - ou se o povo está desistindo. Muitas vezes a pessoa quer emagrecer rápido e prefere se entupir com fórmulas loucas ao invés de emagrecer devagar e com saúde. Eu tenho uma amiga que se pesa em casa antes da reunião e se ela ganhou peso, não vai! Tem duas semanas que ela não aparece... Essa semana pra mim pesou mais 100g: não é nada, mas retarda minha chegada à meta! Mas eu sei o que foi: me desliguei da quantidade de água e mergulhei de cabeça na panela de canjica! Eu até começo no sapatinho, vou no potinho, com colher de sobremesa... mas gente, a canjica da minha mãe é boa demais! Contei até o terceiro potinho e deixei rolar! rs...rs...rs... E não tem como subornar a balança, né? rs...rs...rs...
Mas essa época fria, a vontade de comer coisinhas quentes, tipo canjica, caldo verde, sopa de entulho, mingalzinho com canela, o jeito é mexer mais o esqueleto! Daí o foco dessa semana ser: Como ser mais ativo.
 
A prática de exercícios faz bem à saúde, melhora a sensação de bem estar e ajuda a alcançar a meta de peso. Para conseguir se mexer mais, algumas dicas:
#não importa o que é, se pilates, escalada, caminhada, artes marciais, futebol, volei, dança de salão... todas são ótimas opções mas FAÇA O QUE VOCÊ GOSTA!
#não vá com muita sede ao pote! Esqueça o “tudo ou nada”... Não adianta querer caminhar 2 horas hoje e só repetir a caminhada na semana seguinte... mesmo que sejam 15 minutos de caminhada, que seja diariamente. AUMENTE A QUANTIDADE E INTENSIDADE DE EXERCÍCIOS GRADUALMENTE.
#ESTABELEÇA METAS REALISTAS: se você só tem o horário de almoço para se mexer, aproveite os poucos minutos para fazê-lo!
#SEJA FLEXÍVEL: se, devido a um compromisso, você não terá sua hora de caminhada, encontre maneiras de ser mais ativo dentro de casa ou até mesmo no local do compromisso. Quem sabe trocar o elevador pela escada? Ao invés de esperar pelo cafezinho, que tal ir buscá-lo na copa?
#para se manter saudável e diminuir o risco de doenças crônicas, é aconselhavel pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada quatro vezes por semana. É enjoado ficar 30 minutos na esteira? Eu acho! Que tal, então COMBINAR EXERCÍCIOS? Faça 15 minutos de esteira e dance os 15 minutos restantes!
Eu vou aplicar muitas dessas dicas a partir da semana que vem. Dia 10 vamos ter nossa festa junina e depois entramos em recesso para manutenção do prédio e férias dos professores. Além da caminhada, vou “me virar nos trintas” pra manter minha cota de pontos ativos em 12 por dia. O que mais vou sentir falta é da hidroginástica porque nela é que eu queimo um bocado de calorias!
Amanhã tem receita, tá?
 

5 comentários:

chica disse...

Não há de ser nada, ESPERO, o cisto do teu marido! sso é dose. Eu tenho cistos nos pés , na ossada toda. Dores desgranidas! Mas tiro de letra! 100 gramas não vão te deixar perder o foco. Canjica da mamãe faz bem e vale!

beijos,tudo de bom,chica

Ane disse...

Ei Tetê,boa dica,vou tentar pra ver se dar certo,nunca tinha acontecido de dar erro em postagem...Vc tem a mesma opinião que a minha sôbre o jogo do final da copa,é no mínimo estranho,né?Ei,água demais pesa e dar inchaço,tem razão,100g vc elimina rapidinho.Gostei do "me virar nos 30s",mas acho que preciso começar com menos...

Juliana Sousa disse...

Espero que o joelho fique bom logo... fazendo a fisioterapia direitinho, há de melhorar!

Boas dicas para prática de atividade física! Preciso seguir algumas... confesso que sou relaxada pra exercícios! hehehe

Hummm... canjica não vale neh? Ainda mais da mamãe! Tudo de bom! Na verdade, essa época fria é uma tentação!

Beijos Tetê e tudo de bom *-*

Imaculada disse...

Espero que com o tratamento o joelho de seu marido fique bom logo! (se Deus quiser)
Faz um ano que estou com acompanhamento de uma Nutróloga numa "Reeducação Alimentar" emagreci 11 kg, comendo saudável...mas policio-me muito porque qualquer deslize as gramas aumentam e rapidamente. É difícil diminuir o peso, mas quero seguir firme, até alcançar minha meta.
Abraços! Uma tarde linda repleta das bençãos de Deus pra vocês.

Anne Lieri disse...

Oi Tetê!Eu estabelizei na terceira semana:nem engordei e nem emagreci.Essa semana eu dobrei os exercicios,com caminhada e musculação e fechei mais a boca...rss...vamos ver sábado!Fiquei chateada com a situação do seu marido e estimo as melhoras dele.Bjs e vamos balançar o esqueleto!...rss...