quarta-feira, 19 de junho de 2013

Meta final... foco da semana... pamonha!

Oi gente linda!
Tenho tanta coisa pra contar que acho que esse será mais um “postenorme”... No domingo esqueci de contar sobre a avaliação funcional: foi formidável! Tudo computadorizado, esquemas coloridos, tudo muito detalhado, preciso e bem explicado.  Pela minha idade, altura e estrutura óssea meu peso atual deve estar entre 70-73kg. Estou com 75,4kg, já passei do manequim 52 para o 48, estou bem. A opção foi, então, para os 73kg e vamos que vamos rumo a meta final!
O cardápio com as refeições casadas que inaugurei na quarta, dia 12, foi eficiente pois eliminei 600g, quando a minha média é 200/300g por semana! Estou dando continuidade!
O foco dessa semana é “Aprendendo a lidar com os exageros”.
Em que parte do dia você costuma exagerar? Algumas pessoas dizem que o horário nobre da TV é o que traz maiores desafios para o emagrecimento(é o meu caso); outras acham que a madrugada é o grande problema; há quem encontre dificuldade em monitorar os lanches do meio da tarde e existe, ainda, um grupo pequeno que comete exageros pela manhã.

 
Qual é o seu horário desafio? Seja qual for a sua “hora H”, ou melhor, “hora E”(hora dos exageros), as estratégias a seguir podem ajudar.
#beliscadas na parte da manhã: comece o dia com um café da manhã saudável. Inclua alimentos ricos em proteína e fibra, pois sem eles, você sentirá fome em pouco tempo. Experimente cereal matinal com leite desnatado e frutas frescas; iogurte natural desnatado com farelo de aveia e frutas secas. Se você toma café da manhã por volta das 7h, às 10h é possível que sinta fome e a estratégia é ter um lanche saudável (uma fruta por exemplo) à mão.
#fome no meio ou no final da tarde: muitos almoçam entre as 12 e as 14h. Nada mais justo do que um lanche no intervalo entre o almoço e o jantar. Boas opções são: iogurte com ceral e queijo cottage com uma fruta.
#passeios noturnos na cozinha: em que lugar de sua casa você costuma ingerir os alimentos a essa hora? Você tem alguma cadeira favorita onde costuma se sentar para comer enquanto assiste TV? (esse aí é todo pra mim...) Quando você está em um lugar confortável, fica mais suscetível a não monitorar a quantidade de comida ingerida. O primeiro passo para superar esse hábito é deixar de comer em sua “área de lazer”. Escolha um lugar exclusivo para fazer os lanches e refeições e tente dar preferência aos lanches cujos tamanhos das porções sejam fáceis de controlar.
#assalto à geladeira de madrugada: antes de cometer “esse delito”, se pergunte se está realmente com fome ou entediado, estressado ou sentindo outra emoção. Uma boa tática é planejar o seu lanche da madrugada com antecedência. Que tal uma bebida quente, como chocolate quente sem açúcar ou uma xícara de chá? Na maioria das vezes, o problema é insônia e é melhor procurar um médico especialista.
Mais uma receita junina: Pamonha de Milho-Verde
 
Ingredientes: 8 espigas de milho-verde limpas (separe as palhas);  2 xíc. de leite desnatado;  ½ xíc. de açúcar mascavo
Modo de Preparo: rale as espigas num ralador grosso ou use o processador de alimentos para picar, após retirar o milho das espigas. Acrescente o leite e o açúcar. Misture até dissolver o açúcar.  Reserve. À parte, lave e passe por água fervente as palhas de milho. Coloque uma dentro da outra, formando um saco. Dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira da própria palha. Forme 8 sacos. Preencha cada saco com o creme de milho reservado. Dobre a outra extremidade e amarre bem. Numa panela com bastante água fervente, coloque as pamonhas para cozinhar durante 30 minutos. Retire e espere esfriar um pouco antes de servir.
Nada de exagero, heim!
E, falando em exagero, meu amado Mô tanto exagerou nos exercícios físicos que conseguiu arruinar com o joelho! Eu bem que avisei... os professores avisaram... o ortopedista avisou... Minha avó dizia: se a cabeça não pensa, o corpo padece! Amanhã ele vai ao ortopedista pra ver o que é... ele não queria ir não, mas hoje, foi ao alongamento e um colega viu a perna dele e já ocorreu semelhante com ele e, por não tratar precisou fazer cirurgia. Aí ele ficou com medo e vai amanhã ao médico! Graças a Deus que esse colega falou com ele senão ele ainda ia esperar o joelho inchar mais um pouco! Mesmo as coisas boas, em exagero se tornam ruins! #seliganadica!
 

6 comentários:

chica disse...

Estás bem mesmo e esse foco da semana sobre o exagero faz pensar. Boas melhoras pro maridão e essa receita vale,heim? ( Mas sem precisar fazer,rs Só comer prontinha!) beijos,chica

ONG ALERTA disse...

Exagero e assalto avelaneira não dá....
Te cuida beijo Lisette.

Ana Bailune disse...

Parabéns! meus abusos são geralmente no final de semana: chocolates e almoços em restaurantes. nessas horas, eu abuso! Mas até que não sou de me empanturrar... como bem, mas não como demais. Minha dificuldade em perder peso está no avanço da idade e no fato de estar em menopausa precoce desde 2009. Boa sorte!

O meu pensamento viaja disse...

Parabéns pelo sucesso na sua dieta.
Oxalá o seu marido recupere rapidamente.
Beijinhos

Anne Lieri disse...

Oi Tetê!Emagreci 800 gramas só,nessa primeira semana!Ainda não peguei o jeito das porções e acho que exagerei,mas pelo menos não engordei!..rssss....adorei ver sua animação e saber de suas conquistas!Bom demais emagrecer,não?E diminuiu bem!Parabéns!Tb tenho dificuldade a noite na hora da TV.Muito boa dica!bjs e boa quinta pra vc!

Ane disse...

Eita coisa boa,vc tá chegando lá e com todos os méritos!Receita de pamonha nota 10,só tem uma coisa melhor que pamonha:canjica!Realmente,é como dizia minha mãe:tudo demais é veneno!Moderação também nos exercícios!Eu como mais na hora do almoço,mas os assaltos a geladeira acontecem mais a noite,mas antes de dormir,o que não é nada bom,não devemos dormir com o estômago cheio,né?Tetê,finalmente estou indo viajar,estou super animada!Beijos!