quinta-feira, 6 de junho de 2013

Acelerando... esquentando as noites frias...

Oi gente que eu amo!
Hoje está um dia lindo de viver! Estou com as janelas abertas, arejando a casa do mofo desses dias chuvosos e cinzentos! Coloquei a roupa de cama no varal antes de ir para o pilates e recolhi tudo com cheiro de sol!
O pilates hoje foi brabo! Os exercícios ficam, a cada aula, mais elaborados e exigindo respiração perfeita para que sejam feitos... eu não escondo, a instrutora já sabe: eu vou até onde meu corpo deixa. Eu não vou além do meu limite! Depois da aula, no banheiro, a Lúcia estava dizendo que ia desistir, que não está aguentando... muita gente desistiu... no início mal tinha espaço para acomodar os colchonetes. Se a instrutora exigisse que se fizesse tudo com perfeição eu também não poderia continuar, mas ela mesma diz para não forçar demais! Então, quem consegue, ótimo, eu até bato palmas...
Ontem eu ganhei meu presente do Dia dos Namorados! Mô estava de folga e depois da atividade física ele foi ao centro da cidade. Eu perguntei o que ele ia fazer lá, ele disse que tinha que ir no despachante ver coisas do carro. Quando voltou trouxe o livro Kairós que eu estava querendo muito! 
Como adiantei ontem, o foco dessa semana é “Vamos acelerar o metabolismo?”
Nem pense em pular o jantar ou viver de alface... O sucesso do seu plano para dar um fim nas gordurinhas não depende só das calorias que você consome. O metabolismo, ou seja, o modo como o seu organismo transforma essas calorias em energia, tem papel fundamental. A velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular.
O ponto de partida para chegar lá é escolher os melhores alimentos:
#os carboidratos são essenciais para um metabolismo rápido. Fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Sem energia, você fica lenta e a inatividade faz você ganhar peso. Prefira os grãos integrais*1 que levam mais tempo para ser digeridos e por isso aceleram o metabolismo. Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.
#as proteínas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.
#as gorduras são fundamentais para o metabolismo. Retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais homogênea. Dê preferencia as gorduras boas: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.
Importante: se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura "amiga".
Faça mais refeições pequenas, o ideal são seis refeições e em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode eliminar até 2 quilos por mês.
Outras dicas para manter seu metabolismo em alta:
#mexa-se e ganhe músculos: pular corda, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar, levar o cachorro para passear, caminhar. A atividade física é essencial na aceleração do metabolismo. A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso no plano de ativar o metabolismo. 
#a água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Na falta dela, você fica lenta, menos ativa e queima menos calorias. *2
#não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, seu metabolismo pisa no freio.
#se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensação de fome.
#comece sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos.
*1- nas compras deste mês, vou comprar arroz integral pra ver se me adapto! *2- fiz a experiência de medir a água que eu bebo e me surpreendi! Só das 6h às 8;30h eu bebo meio litro de água e até a hora de deitar eu passo de 2 litros! E eu achava que não conseguia beber 1,5l de água por dia... Ah... eu medi a água, não entrou aí suco, café e chá.
E a receitinha vem a calhar nas noites frias que andam nos sondando... 

Sopa de Batata com Milho
 
Ingredientes:  1 batata média; 1 colher (de chá) de óleo;  ¼ de xíc. de aipo picado; 2 colhere (de sopa) de cebola picada; ½ xíc. de milho enlatado;  ¼ de xíc. de pimentão vermelho picado;  30 g de bacon picado;  ½ xíc. de leite desnatado; sal, pimenta e molho de pimenta a gosto
Modo de Preparo: com um garfo, faça alguns furos na superfície da batata. Cozinhe no vapor, espere esfriar, descasque e amasse.
Enquanto espera a batata esfriar, unte uma panela média com óleo e aqueça em fogo alto. Coloque o aipo, a cebola, o milho e o pimentão. Cozinhe, mexendo frequentemente, por cerca de 5 minutos.
Adicione o bacon, o leite e a batata amassada. Misture bem. Tempere com o sal, a pimenta e o molho. Cozinhe, com a panela tampada, por 10 minutos, sem deixar ferver.
Obs: eu ainda não fiz... não tinha o bacon em casa e Mô vai trazer hoje à noite... Nunca imaginei que precisaria de bacon para uma receita light! MEU DEUS!
 

4 comentários:

chica disse...

Tem coisa melhor do que roupa seca ao sol? Adoro o cheiro!

As tuas metas tenho certeza,conseguirás e a sopa é tudo de bom! beijos,chica

O meu pensamento viaja disse...

Aprendi muito, aqui, hoje, neste post tão bem feito.
Gostei mesmo.
Beijo

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Tenho tomado uma sopinha leve à noite.. é muto bom!!!
Bjm de paz e bem

Anne Lieri disse...

Tetê,que gostoso secar as roupas ao sol.Eu andei lavando uns cobertores tb, mas como moro em apt.não tem sol direto.Super legais as suas dicas de alimentação.E eu pensava que só cortando carboidratos emagrecia...rss...bjs,