terça-feira, 30 de abril de 2013

Meditação X correria

Olá!
 
No sábado consegui ir na celebração das Bodas de Prata e foi lindo! Simples, como ela tinha dito que seria: apenas um bolo e refrigerante após a missa. Foi linda a entrada deles com os filhos, neto e um bisnetinho muito fofo e sorridente! Tinha pouca gente, fiz questão de ir porque já esperava. Quando tem festão fica superlotado, né?
Quando cheguei da igreja, minha comadre tinha chegado, Luquinha já tinha vindo aqui, atentou o juízo das cachorras... quando viu a luz da escada acesa começou a me chamar... fui lá e ele tinha comprado um livro para mim: “Dinda, o livro é a sua cara!” Quando tirei o livro da sacolinha, quase morri de rir:Exercícios de Meditação no cotidiano. Amei, vou até compartilhar!
 
O objetivo da meditação é acalmar, pacificar a perpétua agitação que ofusca a nossa consciência. Meditar é um estado de espírito. “A meditação é a sabedoria em busca da sabedoria” - Shunryu Suzuki.
Se deixarmos um copo de água lamacenta em cima de uma mesa, a lama vai decantar e se depositar no fundo, a água clara vai aparecer por cima. Acontece a mesma coisa quando paramos a correria das nossas atividades para descansarmos. Se ficarmos sentados por alguns instantes, atentos à nossa respiração e à nossa alma, a “água lamacenta” dos nossos pensamentos e emoções pouco a pouco se deposita, deixando surgir em nós água pura da consciência lúcida. É claro que a lama não desaparece, mas, como se diz no Oriente, é por estar depositada no fundo que a semente da flor de lotus, símbolo da sabedoria, é capaz de criar raízes e brotar na superfície. (Repare que já estamos filosofando...)
Meditar é simplesmente estar presente, durante alguns minutos, na calma interior gerada pelo contato íntimo e prolongado com a respiração e o melhor de nós mesmos. (tipo assim: estou inspirando(inspire profundo); estou expirando(solte o ar bem devagar) Experimenta, é bem legal!)”
Alguém já tentou meditar?  Agora tenho que ir para a minha reunião/pesagem, mas vou voltar a esse assunto porque vou praticar fazendo os exercícios do livro e os que forem legais, vou dividir com vocês!
Deixa eu ir que hoje tenho um monte de coisas pra fazer no centro da cidade: preciso passar no correio, tenho que fazer minha carteirinha da hidroginástica, quero ver se consigo tomar a vacina da gripe e tenho uma lista de coisas para comprar no supermercado! Tudo, antes da reunião! Vou tentar me acalmar controlando minha respiração!
 

4 comentários:

Beth disse...

Oi querida!
Menina, estava agorinha conversando com um colega aqui no trabalho, contando que em breve vou fazer, também, meditação lá na academia.
E aí, virei-me para continuar as visitas (aproveitando uma rara brecha aqui) e cheguei no seu cantinho, dando de cara com esse livro bacana que você ganhou e as informações que postou.
Na vida agitada de hoje em dia, em que até quando a agitação não é física, mas a mente vive conturbada, são mil preocupações, pensamentos, memórias, percepções etc., nada como uma ferramenta especial como a meditação para dar a acalmada que a gente precisa. A saúde sem dúvida há de agradecer. Andei estressando e a pressão foi nas alturas, ningúem merece, né?
Beijos minha linda!

chica disse...

Esse livro vai te ajudar. Faz bem! Nem sempre conseguimos parar, mas... Vale tentar! beijos,chica, lindo feriado!

Anne Lieri disse...

Tetê,eu nunca fiz meditação mas admiro quem consegue.Só faço oração, o que já me aquieta,mas meditar deve ser muito bom!Uma boa dica de leitura!Bjs e bom feriado pra vc!

ONG ALERTA disse...

Muito boa dica metidas é tentar colocar as lisas no lugar....
Beijo Lisette.