segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Segunda Colorida e novidades

Hoje é o primeiro dia da BC de iniciativa da Menina Voadora. E o tema “cores” é um dos que muito me agrada pois sempre gostei de desenhar, pintar, fazer mosaicos, desenhar mandalas... desde bem pequena o presente que mais gostava de ganhar era caixa de lápis de cor e não me esqueço quando ganhei uma caixa de 36 lápis de cor! Eu fiquei tão feliz!

Como seria o mundo sem a diversidade de cores? Através de fotos, ver a mesma imagem em preto e branco e com suas cores naturais a gente tem uma idéia de como seria a vida em preto e branco. Normalmente, quando escolhemos uma roupa, ou a cor da tinta que iremos pintar as paredes de casa, optamos pelas que mais nos agradam. Dificilmente, pensamos nas cores como fontes de bem-estar. Mas saiba, que as cores têm o poder de influenciar diretamente nosso comportamento e humor.
Uma vez captadas pelos nossos olhos, as cores, transmitem ao cérebro impulsos e reações que são refletidas de diversas maneiras. Vejamos:

Vermelho - uma cor quente, ativa e estimulante.Muito tradicional na cultura chinesa, está associada ao elemento fogo que atrai sorte e felicidade. Evite o vermelho puro e em excesso.

Amarelo - associada ao sol, representa dias quentes bonitos e agradáveis, atrai pensamentos otimistas e auto-satisfação. Essa cor é muito boa para a comunicação, criatividade, atenção, bom-humor e socialização. Pode ser utilizada em salas de jantar, pois estimula o apetite.

Laranja - com vibração característica das cores que a compõe, amarela e vermelho, transmite otimismo, expansão e equilíbrio emocional. Você pode utilizar essa cor em espaços de estudo, trabalho e criação.

Verde - representa harmonia, equilíbrio, esperança, fertilidade e renovação. Acalma e ajuda no processo de cura, principalmente no aspecto emocional. Muito usada em áreas onde a família costuma ficar reunida, quartos e sala, desperta paciência e sinceridade. Porém o verde em excesso pode estimular a raiva, inveja e imaturidade.

Azul - sugere espiritualidade, ordem, quietude e tranquilidade. Desperta a lealdade, amizade e honestidade. Muito empregado em locais para relaxamento, como quartos e salas de descanso, pois incitam paz e sonolência. Abusar da cor azul não é muito recomendado, já que pode estimular a solidão.

Violeta - com poder de transformação, essa cor limpa e purifica os pensamentos, além de transmutar a energia negativa em positiva. Sempre muito presente em trabalhos ligados às artes, já que estimulam a consciência. As tonalidades mais claras dessas cores são muito usadas para meditação e também pelas pessoas que buscam elevação espiritual.

Preto - normalmente representa a ausência ou rejeição a algo. Mas, essa cor também pode indicar poder, seriedade e sobriedade, é muito usada por pessoas que precisam impor autoridade. Não é aconselhado abusar do uso de preto em ambientes de trabalho ou em casa, já que obstruem o trânsito e troca de energia. Impedindo que a energia que está fora entre e a que está dentro saia ou se renove.

Branco - agregada a valores de pureza e amor divino, essa cor está muito ligada ao desprendimento material e aceitação. Como representa a junção de todas as cores, tem papel de purificador e transformar pensamentos e energias. Pode ser utilizado em qualquer ambiente, porém o excesso dessa cor pode causar tédio. Por isso, procure usar detalhes em outras cores para quebrar o excesso do branco.

Quando me perguntam minha cor favorita, eu sempre fico em dúvida pois gosto de todas nas mais diversas tonalidades. Cada uma tem sua hora e seu local! Você tem uma cor favorita? Qual e por que?

E, para incrementar a minha 2ª feira colorida, no evento que fui pela manhã encontrei várias amigas, umas, inclusive, que há tempos não via! E eu fiquei na dúvida se ia ou não... ainda bem que fui! E, entre as amigas que encontrei estava a Rosélia! Nosso encontro mensal estava marcado para a quarta –feira, mas ela está de mudança, ainda colocando as coisas em ordem e como tivemos essa oportunidade hoje, vamos deixar nosso “encontro oficial” para o dia 31! Assim fechamos o mês com chave de ouro!

Final de semana foi tranquilo. No sábado uma amiga veio almoçar comigo e passou a tarde toda aqui. Ontem foi dia de festa na cidade, dia do padroeiro São Sebastião. Cada ano aumenta o número de pessoas que acompanham a procissão e a igreja matriz fica cada vez menor! A missa das 18h, às 17:30h já não entrava mais ninguém na igreja!
Hoje a caminhada foi interrompida duas vezes por pancadas de chuva! Muito engraçado pois as nuvens foram se juntando e, de repente, “chuá”. Eu estava com a Fernanda, corremos para o telhadinho do quiosque. Voltamos a caminhar e mais à frente “chuá” novamente e dessa vez nos abrigamos na cabine dos guardas municipais! Depois abriu de novo o azul e terminamos tranquilas!

Bom, por hoje, são essas as novidades!



7 comentários:

Anne Lieri disse...

Oi Tetê!Que legal vc participar,fico contente!Adorei sua explicação sobre as cores e como elas influenciam nossa vida.Eu gosto de azul e rosa.Já postei seu nome e link na minha postagem tb.bjs e boa semana bem colorida e alegre!

pensandoemfamilia disse...

Vamos colorir blogs e a vida. O tempo está nesse vai e vem com o sol teimando a dar sua luz.
bjs

chica disse...

Adoro cores e assim, iniciamos muito bem, com elas ,a semana! beijos praianos,chica

Ane disse...

Eita coisa boa,cores pra alegrar a vida,amei seu post!Eu sempre gostei de azul claro,rosa e verde claro.Não sei porque,acho que é porque são cutes.Vc falando de chuva,puxa vida,aqui nada!Beijos!

Verena disse...

Querida Tetê,
Adoramos a sua gentil visitinha
Volte Sempre!
Vamos adorar, viu?
Um beijo de
Verena e Bichinhos

Penélope disse...

Também vim conferir o colorido da sua VIDA e por aqui eu fico. Virei sempre que der e puder...
Um grande abraço, minha amiga!!!
Adoro estas interações que nos proporciona conhecer outros espaços...

Luma Rosa disse...

Oi, Tetê!!
Gostei de saber sobre as cores e saber que devo evitar o amarelo em casa :) Na verdade, amarelo e bege não gosto muito. Me sinto apagada!!
Cada fase da minha vida, uma cor imperou. Só não gosto de muitas misturas de cores, como os estampados. Já gostei muito do laranja, teve uma época que só usava preto, marrom, cinza e azul escuro - foi uma fase sóbria em que estava muito focada no trabalho. Recentemente sai da minha fase azul com todos os seus tons e agora estou dando uma oportunidade para o rosa, renegado por mim praticamente a vida toda.
A cor que mais gosto é a cor vinho e por isso está no blogue.
Boa semana!! Beijus,