quarta-feira, 4 de abril de 2012

Novidades, dicas e mimo

É, minha gente, a tal da virose é resistente! O estado geral (desânimo, corpo mole, irritabilidade) já melhorou mas a tosse... essa não cede de jeito nenhum! E olha que fui ao otorrino e só passei raiva! Isso é que dá “bater na primeira porta que encontra às moscas”! O otorrino conhecido e recomentado estava superlotado e mesmo que eu voltasse à tarde, não havia chance de um encaixe. Desci para a portaria do prédio e vi que tinha um outro otorrino, subi e... a sala de espera estava vazia! Um, superlotado e outro vazio... Mas, eu só queria ter certeza de que era uma virose e entrei para a consulta. Logo de saída ouvi: “Não adianta atestado médico para se afastar do trabalho pois é uma virose que já tomou conta da cidade. Quem ainda não está com ela, não tarda vai pegar!” Eu coloquei o pé na sala e já ouvi isso...
Sentei e disse: “Eu não vim pedir atestado médico... sou aposentada! O que eu quero é saber se tem alguma coisa que eu possa fazer para melhorar e poder retornar às minhas atividades físicas!” Ele ficou sem graça... Se desculpou dizendo que tem sido procurado por pessoas que querem atestado e no caso dessa virose não adianta se afastar do serviço pois ela já está no ar e todos irão ter quer queira quer não! E disse que não tem nenhum remédio específico: analgésico para dor de cabeça e se a garganta estivesse inflamada, anti inflamatório. Nem contei prá ele que tinha melhorado com uma “receita da vovó”!

No domingo, fui na procissão de Ramos, foi linda! Na missa sentei perto da porta lateral para o caso de saída de emergência num acesso de tosse. Fui munida de água, pastilha e fiquei o tempo todo sem dar um pio!
Na segunda, fui para o Centro Esportivo e como não estava dormindo bem, quase dormi no alongamento. Uma vovó que faz alongamento, viu meu estado e ensinou a colocar no pescoço, na hora de dormir, um pano molhado com uma mistura de álcool e água. Eu agradeci, achei engraçado mas no desespero de querer uma noite de sono, experimentei. Gente... dá certo! Dá um alívio tão grande...

O almoço de Páscoa que eu e Rosélia marcamos foi para o espaço. Nosso abraço será virtual! Até porque do estado que eu estou, ela vai receber o netinho de 3 meses, ficar doente? Ninguém merece! Ontem, eu fui ao dentista - a gengiva ainda está inflamada - ele mexeu no dente, colocou um remédio local, disse prá continuar com o Malvatricin. Tentei mais uma vez resolver o problema com a conta do telefone fixo, mas vou ter que ir mesmo é no PROCON! Acho até que fui mal educada com a atendente, mas ela também me atendia e falava ao telefone ao mesmo tempo, eu já não estava muito bem, tirei os papeis da mão dela e disse que ia resolver no PROCON!

Hoje, no Centro Esportivo, tivemos palestra, um aulão de hidro e outro de alongamento Encerramos a manhã com um café da manhã em comemoração à Páscoa. Como sempre faço nas palestras, anotei os tópicos para compartilhar. O tema hoje foi:

Beleza sim, mas com saúde!

Quer ter cabelos lindos? FERRO!
Não... não é pranchinha/chapinha não... É ferro, nutriente mineral essencial para a vida que atua principalmente no transporte do oxigênio para todas as células do organismo e na fabricação das hemácias. Ele auxilia no combate à anemia e no fortalecimento capilar.
FONTES DE FERRO: folhosos verde escuro como couve, espinafre, chicória, bertalha, brócolis, rúcula e agrião.

Quer ter unhas fortes? VITAMINAS DO COMPLEXO B,C e E!
Elas auxiliam o corpo a produzi queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes.
FONTES DE VITAMINA do COMPLEXO B: ovo, carne, aves e leite.
FONTES DE VITAMINA C: acerola, pitanga, limão, tangerina, laranja, pimentão amarelo, mamão e morango.
FONTES DE VITAMINA E: nozes, castanhas, amêndoas, avelã, sementes e grãos integrais.

Quem não quer ter um corpinho enxuto? FIBRAS!
As fibras são substâncias encontradas nos alimentos de origem vegetal, principalmente nos talos e sementes dos vegetais e nas camada externa dos cereais.
Auxiliam na redução de doenças cardiovasculares, no trânsito intestinal e prisão de ventre, na redução do colesterol, na obesidade(pois as fibras “carregam” a gordura pelas fezes) e ajudam a reduzir a glicose sanguínea.
FONTES DE FIBRAS: vegetais folhosos, legumes e frutas com casca(quando possível) e produtos integrais.

Vixe... preciso ir pois está chegando mais uma leva de hóspedes! O feriado promete!
O verão voltou com força total e com certeza a cidade vai superlotar! E eu, não fui fazer supermercado! Vou ter que me virar com o que tenho em casa ou “assaltar” a despensa da minha mãe! Santa mãe... Com tanta gente prá almoçar, mais uma não fará diferença, né? rs...rs...rs...

Uma santa e abençoada Páscoa prá você e sua família. Fiz um cartão de Páscoa para você!


FUI!

5 comentários:

chica disse...

Ótimas tuas dicas e lindo teu cartão! Desejo que a Páscoa seja linda e abençoada!

beijos,chica

Teté disse...

Esse médico da sala vazia, era na verdade uma "simpatia"! Então como a virose está no ar, toca de não dar baixa a quem está doente?!? Que nerd!

As melhoras para ti!

Feliz Páscoa! :)

Anne Lieri disse...

Tetê,essa dica da água com alcool no pescoço eu conheço e dá mesmo muito certo!Espero que fique boa logo!Bjs e feliz Pascoa a vc e sua familia!

Beth disse...

Ficou dodói, querida? Poxa! Espero que logo fique 100%.
Vim desejar uma FEliz Páscoa, tá?
Beijos com saudadE!

Gracinda disse...

Falei que voltava e voltei! Acabo de atualizar e estou te esperando! Agora estou me preparando para voltar ao CELP e ficar em dia com as atividades físicas! Bom final de semana! Paz, Luz e Harmonia!